Benefício emergencial será pago para 189 taxistas em Rondonópolis

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat) aponta que 189 taxistas têm direito a receber o benefício emergencial criado pela Emenda Constitucional 123. Cada um deletes receberá seis parcelas de R$ 1.000 reais, até o mês de dezembro.
O benefício, batizado de BEm-Taxista, será concedido aos motoristas de táxis que tenham permissão ou concessão (alvará) emitidos pelos municípios para exploração do serviço. Inicialmente os profissionais não precisam fazer nada, já que cabe às prefeituras fazer a notificação dos beneficiários devidamente habilitados.
Nesta terça-feira (26) representantes dos dois sindicatos que representam a categoria em Rondonópolis se reuniram com o secretário de Trânsito, Lindomar Alves. Ele explicou que o município já têm todas as informações e aguarda apenas a liberação do sistema do Ministério do Trabalho e Previdência para cadastrá-los.
“A página criada para que os municípios façam a inserção dos dados está em construção e ainda apresenta inconsistências, o que é normal neste primeiro momento”, disse Lindomar.
“Para não deixar a categoria apreensiva, vamos protocolizar um ofício amanhã (27) na unidade do INSS, que é vinculada ao Ministério, com a relação dos permissionários autorizados”, adiantou o secretário.
Lindomar Alves explicou ainda que, além dos contatos com o Governo Federal, está trocando informações com as responsáveis pelo setor de trânsito das prefeituras de Cuiabá e Campo Grande – que também estão enfrentando problemas semelhantes.
“Nossa intenção é facilitar o acesso de todos ao direito previsto na Emenda Constitucional”, destacou.
Conforme o calendário divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o cadastramento dos profissionais será feito em três etapas. A primeira começou ontem (25) e vai até o dia 31 de julho. As seguintes ocorrerão de 05 as 15 de agosto e de 20 de agosto a 11 de setembro.
O pagamento da primeira parcela do benefício deve ocorrer no dia 16 de agosto e a segunda no dia 30 do mesmo mês. As outras quatro parcelas serão pagas de setembro a dezembro.
Eduardo Ramos – Da Redação