A Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, EEMOP, foi criada pelo Decreto número 973 de 01 de Julho de 1965, inicialmente teve como nome “Escola Técnica de Comércio” e funcionou em caráter de empréstimo na Escola Estadual Marechal Dutra, até que em 1971 terminou a construção onde funciona atualmente, em 1972 é inaugurado o Centro Educacional Major Otávio Pitaluga, neste mesmo ano foi cedida para o funcionamento do curso Magistério e Escola Técnica.
Durante todo o seu processo de criação, e consequentemente processo histórico, essa instituição ofereceu vários cursos, dentre eles Ensino Fundamental, Segundo Grau Técnico em Contabilidade, Secretariado, Normal dentre outros. Algumas personalidades ilustres que ministraram aulas na Escola EEMOP, o juiz de direito Dr. Pedro Pereira Campos Filho, o ex prefeito e advogado saudoso Walter Ulissea, o ex prefeito, advogado Dr. Carlos Gomes Bezerra, e o ex secretário de educação e diretor do curso de Direito da UNIC Dr. Antonio Schommer.
O Patrono da Escola EEMOP Major Otávio Pitaluga nasceu na capital Cuiabá no dia 05 de novembro de 1880, além de militare era jornalista, foi Deputado Estadual representante político da antiga região leste de Mato Grosso (Alto Araguaia, Itiquira, e Povoação do Rio Vermelho). Era amigo pessoal e companheiro de farda de Marechal Cândido Rondon. A instituição educacional é um estabelecimento de Ensino Público conforme determinação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso e SEDUC/MT. Funciona nos três períodos, manhã, tarde e noite abrigando nas suas instalações aproximadamente 1.400 alunos.
Mas o tempo presente está sendo valorizado pelos alunos, e pelos professores, que estão comemorando os 61 anos de Rondonópolis com muita alegria. A escola EEMOP foi destaque este ano nas Olimpíadas de Química, como conta o professor Vagner José Martins; “ Cerca de 350 alunos se inscreveram na primeira fase, 108 foram selecionados na segunda. Tivemos uma boa classificação recebemos 7 medalhas, 28 menções honrosas, uma medalha de ouro, uma medalha de prata e cinco de bronze. O nosso aluno Sergio Antonio Ederli, foi o único que acertou 100% das questões, já estamos classificados para a fase nacional.” Salientou o professor Vagner. A professora Leila Clair Santos Ederli mãe do aluno Sergio ressaltou que se sente muito feliz com o êxito do filho, e sobre tudo com o apoio da escola e de todo o corpo docente.
A equipe gestora é formada pelo professor Jovenil Messias da Silva (diretor), Rosana Ramon, Marco Aurélio Texeira de Araújo, Paulo Alves Pereira (coordenadores), Camila Polinati Silva (secretária). O Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar tem como presidente Claudinei Antonio Bolognez, como tesoureiro Givanildo Fávero e no cargo de secretária Carolina de Ribamar. A Escola EEMOP através de sua equipe gestora saúda e comemora esta data com todos os rondonopolitanos.
Da redação; Denis Maris
c/História Roo Aylon do Carmo