"Responderei com muito amor", diz Dom Maurício ao agradecer caravana que prestigiou cerimônia no RS

Chega nesta segunda-feira (22) a Rondonópolis a caravana de 59 católicos que representou a Diocese local na primeira celebração do bispo Dom Maurício da Silva Jardim, realizada ontem (20) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do município de Sapucaia do Sul / RS. O novo bispo deve assumir as funções no município em outubro e a expectativa dos fiéis é grande.
A caravana é formada por leigos, padres e diáconos de Rondonópolis, Guiratinga e outros municípios da região. Em conversa por telefone com a reportagem do Regional MT, eles disseram que a viagem para cumprir os mais de 2.250 quilômetros que separam as duas cidades foi cansativa, mas afirmam que voltam revigorados pelo ânimo de Dom Maurício.
“O nosso bispo é missionário. Aliás, ele é presidente da Pontifícia Missionária da América Latina e do Brasil. Ele é jovem, animado e está muito empolgado. Tivemos uma recepção maravilhosa e estamos muito felizes”, disse Nilson Porto, um dos representantes da delegação mato-grossense.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Internet e coube a duas mulheres representar os fiéis mato-grossenses. “Recebemos com muita alegria a notícia de que dom Maurício será nosso bispo. Viemos com os corações alegres, emocionados. Ele será muito bem acolhido pela nossa cidade, pela nossa região”, disse Zélia Carneiro.
Maria Aparecida da Silva, que trabalha há dez anos na coordenação diocesana, também falou durante a cerimônia e, emocionada, relembrou o antecessor do novo bispo.
“Dom Maurício o senhor tenha a certeza que receberá uma Diocese que já foi preparada, de um povo que acolhe e responde. Para nós o senhor foi o maior presente de Deus. Rezávamos muito por um bispo que desse continuidade aos passos de Dom Juventino Kestering, que deu a vida e plantou muita coisa boa em nossa região. A semente que ele lançou, de uma igreja missionária, está viva”, afirmou Maria Aparecida.
O novo bispo também agradeceu as manifestações de carinho e antecipou que pretende reforçar o caráter missionário da Diocese Rondonópolis Guiratinga. “Vou de coração aberto. Eu não estou sozinho, estou com Deus em primeiro lugar e carrego cada um de vocês nesta nova ação missionária na amada diocese de Rondonópolis Guiratinga”.
“Vocês deram um bonito testemunho. Não pensaram na distância, no frio, nas dificuldades e nos custos de uma viagem dessa. Vieram de corações abertos. Sei que vocês estão muito cansados, mas acredito que também muito felizes de vir aqui. Sinto que sou muito amado e espero responder também com amor, empenho, gratidão e muito esforço esse ministério episcopal”, completou.
IGREJA MISSIONÁRIA
Em setembro, Dom Maurício participará da Assembleia dos Bispos em Aparecida e depois seguirá para a Europa, onde acontece o curso dos bispos novos em Roma.
Ele volta ao Brasil no mês seguinte e assumirá a Diocese Rondonópolis-Guiratinga em 23 de outubro, mesma data da celebração do Dia Mundial das Missões.
O novo bispo já adiantou que a primeira atividade será a Novena Missionária, com muitas ações junto à comunidade.
“A igreja é missão, Jesus Cristo é missão. Ou a igreja é missionária, ou não será a igreja de Jesus Cristo. É isso que nós queremos, uma igreja missionária, uma igreja em saída, que vai ao encontro do povo. E a gente não sai só para levar, mas também para receber. As pessoas que encontramos também nos evangelizam e precisamos ser evangelizados constantemente”, ressaltou.
Eduardo Ramos – Da Redação