POLÍTICA

Povos indígenas entregam propostas a parlamentares

A Comissão Especial de Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Mato Grosso se reunirá nesta terça-feira (11), a partir das 16 horas, com os povos indígenas da região de Juína, que compreende 16 etnias. O encontro será no auditório Licínio Monteiro da Casa.
Eles vão entregar à Comissão Especial um documento oficial contendo as alterações propostas nos grupos de trabalho no Seminário Técnico realizado no dia 9 de julho, deste ano, realizado em Juína.
De acordo com Margareth Roberta Pozzobon, membro da equipe técnica da comissão especial, para a reunião foi confirmada a presença de 21 representantes da etnia de Juína.
Entre as propostas sugeridas pelas etnias mato-grossenses está a proibição de pesquisas dentro das terras indígenas. Os silvícolas querem também proibir a entrada de não índios para a pesquisa e o uso dos conhecimentos dos índios para evitar a biopirataria no Brasil e fora do país.
O projeto original do governo estadual – o ZSEE – de acordo com Margareth Roberta – vai receber um substitutivo integral. A matéria pode entrar na pauta de discussão, em Plenário, ainda no mês de agosto.
Para o presidente da Comissão Especial, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), o zoneamento é o projeto mais importante a tramitar no Legislativo estadual nos últimos 20 anos. “Por isso é imprescindível que a população participe, conhecendo, sugerindo e até mesmo criticando”.
Ass. Legislativa – Secretaria de Comunicação Social

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo