Em palestra, ex-capitão do Bope dá dicas de como construir uma equipe de sucesso

Missão dada é missão cumprida. O bordão que foi imortalizado pelo personagem Capitão Nascimento, nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, que mostra o trabalho do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, foi repetido inúmeras vezes pelas cerca de 600 pessoas presentes durante a palestra de Paulo Storani, nesta terça-feira (11.08), durante a Vitrine Agropec, em Rondonópolis.
Paulo Storani é ex-integrante do Bope e um dos oficiais que inspiraram o multidimensional capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura no filme Tropa de Elite, de José Padilha. Mestre em antropologia, pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos, hoje Paulo dá palestras sobre como construir equipes de alto desempenho baseado nos métodos de treinamento militar.
Em uma palestra animada, que inspirou e contagiou os participantes, Storani apresentou o tema “Construindo uma Tropa de Elite”, e deu dicas de como construir equipes de alto desempenho baseado nos métodos de treinamento do Bope.
“Uma tropa de elite é uma equipe de alta performance, que congrega os melhores profissionais em busca dos melhores resultados. É ter a vontade de fazer o melhor sempre. E isso pode ser aplicado a qualquer time, seja tanto no Bope quanto no sindicato rural, associação e empresas de qualquer setor da economia”, disse Storani.
Para o ex-capitão do Bope, a vontade de fazer sempre melhor e não ter medo de cometer novos erros é o princípio para um bom trabalho em equipe. “Uma coisa que no Bope sempre utilizamos é encarar como missão qualquer trabalho, oportunidade ou desafio. Quando levamos isto ao patamar de missão, a história é outra, há mais dedicação, e consequentemente, os resultados são melhores”.
Na hora de cumprir a missão, algumas etapas são necessárias: primeiro é preciso determinar o objetivo, montar um planejamento, preparar a equipe, executar o plano e por último e fundamental, avaliar os resultados.
GERENCIANDO CRISES – Muito se tem falado em crise no momento atual no Brasil, e segundo o palestrante, é nesta hora que se revelam os verdadeiros líderes. “Na normalidade todos são bons, mas é na crise, no desconforto, que as pessoas se revelam e revelam suas melhores qualidades”.
“Lembrem-se: a sorte nada mais é que do o encontro da capacidade com a oportunidade. Todo esforço resulta em sucesso, em missão cumprida”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO – Além da palestra de Paulo Storani, também já passou pela Vitrine Agropec o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, no primeiro dia de evento. Nesta quarta-feira (12.08) a programação continua com um painel com participação de representantes da Famato/Senar, Aprosoja, Aprosmat e Grupo Bom Jesus, e membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que discutirão as soluções para o agronegócio. No mesmo dia outro painel debaterá a crise dos frigoríficos em Mato Grosso.
O evento conta ainda com palestras técnicas, vitrine da carne, leilões de gado, julgamento de raças e cavalos, etapa do 10º Circuito Aprosoja e 90 estandes das principais empresas do agronegócio.
A Vitrine Agropec conta com os patrocinadores: Rota do Oeste, Sistema Famato/Senar, Aprosoja, Aprosmat, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal de Rondonópolis e Governo do Estado. Tem ainda o apoio da Precision Planting – Monsanto, do Hotel Comfort e da Amaggi.