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Rondonópolis
terça-feira, outubro 8, 2024

O trânsito nosso de cada dia

Um dos problemas que está sendo encarado de frente é o transporte público, que, em tese, é a mola mestra para o bom funcionamento do trânsito.
Isso é importante, pois quando há um menor volume de carros e motos nas vias, é um prenúncio de uma política do setor mais eficiente, já que parte do problema, em tese, acaba sendo resolvido. Um transporte eficiente é, sim, a garantia de melhorias no trânsito, por um simples motivo: quem tem um carro ou uma moto na garagem e percebe a eficiência do transporte público poderá adotá-lo, o que resultará em uma utilização mais constante.


Nos últimos anos, usar um ônibus público em Rondonópolis era um tormento, começando pela falta de conforto dos veículos e das acomodações para quem espera, sem falar no cumprimento dos horários. A atual Autarquia Municipal do Transporte Público está, aos poucos, fazendo as correções necessárias em busca da eficiência e, principalmente, do bom atendimento ao usuário e à população.


A primeira medida que deve ser aplaudida foi tomada logo de início, que é a compra de ônibus novos, garantindo conforto e segurança. Aos poucos, a questão dos horários está sendo equacionada, com novos ônibus e linhas em atividade. O conforto para quem espera por ônibus em Rondonópolis deve passar por uma verdadeira revolução muito em breve, com o fim das obras do terminal central, que promete ser um dos mais modernos do Centro-Oeste, garantindo ao usuário uma série de serviços e o conforto necessário para quem vai aguardar no local.


No entanto, ainda há muito o que fazer, como resolver a questão do estacionamento rotativo na região central, que precisa ser modernizado. A Prefeitura tem estudado saídas e soluções, além de medidas que deverão ser adotadas, pois ainda há um contrato de 2014 em vigor, que está sendo discutido. Os passos seguintes serão a instalação da chamada fiscalização eletrônica e a colocação em funcionamento do Pátio de Busca e Apreensão de Veículos.


Quando tudo isso estiver funcionando, deve-se iniciar uma terceira e mais complexa etapa, que será o investimento na malha viária. Rondonópolis vai precisar, em breve, de trincheiras, viadutos e outros equipamentos, que sabemos que demandarão muitos investimentos. No entanto, estamos percebendo que a primeira etapa antes de chegar à última está sendo feita e, com isso, apostamos e acreditamos em uma melhora significativa do setor. É aguardar para ver.

Fonte: Da Redação

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