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Jayme Campos defende aceleração da retomada das obras da Ferronorte

A economia do Brasil cresceu e tem pressa; não pode mais ficar atolada nos buracos das rodovias públicas". A constatação foi feita pelo senador Jayme Campos (DEM-MT) que, ontem (19), da tribuna do Plenário, defendeu a urgente implantação de um sistema multimodal de transportes que permita a aceleração da produção brasileira. A retomada das obras da Ferronorte, no trecho ligando Alto Araguaia e Cuiabá, seria fundamental para o desenvolvimento sustentado da economia mato-grossense.
Jayme Campos informou, no entanto, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, através de uma resolução assinada dia 17 de fevereiro, que a América Latina Logística Malha Norte S/A (ALL) – a responsável pelo serviço – construísse apenas mais 13 quilômetros da estrada de ferro entre os municípios de Alto Araguaia e Rondonópolis. A falta de dotação financeira e, sobretudo, a questão ambiental impedem que a obra seja executada de acordo com o que foi projetado.
- É um trecho insignificante se levado em consideração que o cronograma ajustado inicialmente entre o Ministério dos Transportes e a própria empresa concessionária previa a chegada dos trilhos até Rondonópolis em 2010. Portanto, foi autorizada a construção de apenas 13 quilômetros de um total de 250 km, praticamente impossíveis de serem vencidos no prazo estipulado por um termo aditivo assinado entre a ALL e o governo federal – afirmou Jayme Campos.
Em aparte, o senador Gilberto Goellner (DEM – MT) informou que a Comissão de Serviços de Infraestrutura aprovou requerimento de sua autoria para que seja realizada audiência pública com a presença do presidente do Ibama, Roberto Messias Franco. Ele deverá explicar quais os motivos para o atraso no licenciamento de diversos projetos, inclusive alguns incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como é o caso da Ferronorte.

Agência Senado

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