POLÍTICA

Deputado: concentrar sessões em dois dias deve pôr fim à faltas

O deputado Max Russi (PSB) saiu em defesa do projeto de lei apresentado pela Mesa Diretora e que pretende alterar as datas de sessões na Assembleia Legislativa. Segundo ele, a medida pode pôr fim às constantes faltas dos parlamentares.

 

Pelo texto, as sessões hoje realizadas as terças-feiras (uma), quartas (duas) e quintas (uma) seriam concentradas na terça à noite e quarta, com uma sessão de manhã, outra à tarde e uma última no período noturno.

 

 

“Vejo que isso vai tornar o trabalho mais produtivo. Você não vai diminuir os dias de sessão, apenas concentrar três delas em um dia. E aí, vejo que não há mais motivo para ausência do deputado nas sessões”, disse Russi.

 

“Se for algo excepcional, tudo bem. Mas fora isso, não tem justificativa. Se as sessões forem às terças e quartas, não tem justificativa nenhuma para não participar da sessão na Assembleia”, acrescentou o deputado.

 

Ainda segundo ele, o projeto inibe eventuais “desculpas” apresentadas pelos colegas para não comparecerem às sessões.

 

Russi disse, inclusive, que medidas como o desconto do salário ou da verna indenizatória dos colegas podem ser endurecidas.

 

“O presidente já encaminhou um documento falando de desconto por conta das faltas, enfim. Esse projeto também acaba com argumentos do tipo: 'Ah, faltei pois estava visitando as bases’, ‘estava no interior, fazendo atendimento’, ‘não vim à sessão pos estava participando de comissão’”, disse.

 

“Esse basicamente é o objetivo do presidente: diminuir as faltas. Apesar que esse ano a participação deputados está até maior que anos anteriores”.

 

O projeto para alteração das sessões foi apresentado na sessão da última terça-feira (29), mas retirado de pauta em razão de um pedido de vistas do deputado Wilson Santos (PSDB), que se mostrou contrário à proposta.

 

Segundo Russi, retornando a plenário o texto deve ser votado na próxima semana. Se aprovado, já passa a valer nos próximos 15 ou 20 dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo