Novela mostra o lado bom e o lado ruim do agro e remete reflexão

A principal novela da Rede Globo de Televisão, transmitida em horário nobre, pela maior emissora do pais, mostra uma temática bem próxima a nossa região e mais: apresenta todas as faces do agro, a boa e a má.
A novela Terra e Paixão, escrita por Walcyr Carrasco e direção artística de Luiz Henrique Rios, mostra a temática do crescimento do agronegócio na região Centro-Oeste e para isso a região de Dourados, no vizinho estado do Mato Grosso do Sul, foi escolhida como locação da novela.
Mas pelo enredo, qualquer outra cidade do Cerrado poderia ser escolhida como Rondonópolis, por exemplo.
A trama mostra um lado do agro que muitos conhecem, mas é pouco divulgado, como é o caso das “brigas” pela posse de terras e ocupação de espaços.
Na novela, a personagem Aline Machado é professora, ela perde a família e briga por posse de terras com Antônio La Selva, maior produtor rural da região e dono de muitas terras. A novela mostra essa briga pela terra.
Por outro lado, é importante destacar que não é todo o agro que hoje é sucesso que teve essa questão da briga por terras na pauta.
Mas a novela mostra esse lado, que muita gente ignora e evita falar.
Porém, é importante lembrar que a outra face do agro é digna de aplausos, da geração de empregos, do desenvolvimento e do crescimento das exportações e do equilíbrio da balança comercial.
Na verdade, existe o agro bom e o agro mal e na maioria dos casos de sucesso, os empresários do setor compraram suas terras, investiram e obtiveram resultados. Óbvio também que há uma parcela que invadiu terras, matou e distribuiu famílias.
Portanto, há duas facetas da moeda e a novela, tenta em partes mostrar isso, o lado bom e o lado ruim da história.
Da Redação