GERAL

Internet wi-fi chega a um quarto das cidades do país

Entre 2012 e 2014, quase dobrou o número de cidades em que a gestão municipal oferecia internet wi-fi em pelo menos um bairro, segundo a pesquisa Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última semana.

De acordo com o levantamento, em 2012, o serviço era oferecido em 795 municípios e, em 2014, saltou para 1.457, atingindo 26,2% das cidades brasileiras.

Entre os Estados, 14 das 27 unidades da federação afirmaram oferecer internet livre e gratuita.

Lei de Acesso à Informação

Quase quatro anos após a Lei de Acesso à Informação entrar em vigor, um em cada cinco municípios ainda não tem legislação municipal específica para garantir a transparência dos dados, segundo a pesquisa do IBGE.

É a primeira vez que o levantamento mapeia esse tipo de informação. Os Estados, pelo menos proporcionalmente, estão à frente no que diz respeito à transparência. De acordo com o IBGE, 21 Estados responderam possuir alguma legislação para regulamentar o acesso à informação pública.

O Diário Oficial (DO) é o meio mais usado entre os Estados para publicar as informações. Dos 21 Estados que têm legislação específica, 15 publicavam no DO impresso e 18, na internet. Entre os municípios, dos 1.075 com esse tipo de norma, 1.051 usavam os diários oficiais para divulgação de informação.

Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão foram os únicos a negar instrumento legal para tratar da Lei de Acesso à Informação.

"Cada Estado ou município pode regulamentar de diferentes formas", afirmou a gerente de coordenação de população e indicadores sociais do IBGE, Vânia Maria Pacheco.

Ainda de acordo com a pesquisa, 88,7% dos municípios tinham página na internet. Os números do IBGE indicam evolução na presença dos municípios na internet, "sugerindo uma aproximação na relação dos governos municipais com a sociedade", informou o instituto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo