24 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Estudantes do Senai-Rondonópolis vencem São Paulo pela vaga em mundial

Foram quatro dias imersos em provas teóricas e práticas que garantiram aos estudantes Vinicius Jardim, 21 anos, Willon Santos, 20, e Matheus Souza, 20, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis) a permanência na disputa pela vaga no mundial de educação profissional – Worldskills 2017. O desempate ocorreu na semana passada no centro de treinamentos do Senai-Joinville contra os competidores de São Paulo, vice-campeões brasileiros na ocupação de Manufatura Integrada.
Com uma diferença de 13 pontos, os mato-grossenses garantiram o pódio e poderão ser os representantes do Brasil na competição mundial que está marcada para os dias 14 a 19 de outubro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes. Mas, para chegar lá, eles ainda passarão por simulados mensais. Em agosto, ocorre a última etapa classificatória em que os jovens terão de superar o próprio tempo e alcançar uma média superior a 90 pontos.
Com o resultado, os competidores passam a treinar no Centro de Treinamento Integrado em Brasília e também em Joinville. Eles embarcam na próxima semana para uma rotina que envolve o acompanhamento de experts nacionais, além de prática da atividade física diárias. Os alunos treinarão em ciclos de 21 dias em concentração total, apenas do hotel para o centro, e, em seguida, serão sete dias para descansarem em casa. Esse treinamento dos alunos de forma integrada é um grande diferencial do Brasil perante os outros países da competição.
De acordo com o professor e supervisor de Manufatura Integrada, Diego Andrade, que acompanha a equipe no torneio, a etapa de provas em Joinville foi uma mostra do grau de dificuldade técnica que aguarda a equipe no mundial. “Um nível bem acima do que é praticado na competição nacional e que revela o alto nível dos adversários que poderemos encontrar na Worldskills. É como se estivéssemos competindo com Japão ou Coreia”, explica.
Trajetória de sucesso
Atualmente, os estudantes mato-grossenses já ostentam o título Top One na ocupação de Manufatura Integrada, conquista que é resultado de três anos de treinamento, com mais de 10 horas diárias de dedicação exclusiva à competição. Além disso, eles contam com uma metodologia desenvolvida dentro do Senai-Rondonópolis e que foi um dos grandes diferenciais da equipe na disputa.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO