POLÍTICA

Eleição em Rondonópolis ocorre sem filas e apenas uma pessoa foi presa por crime eleitoral

O segundo turno da eleição presidencial em Rondonópolis está transcorrendo dentro da normalidade e apenas uma pessoa foi presa até o momento por não cumprir as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral. As informações foram prestadas pelo juiz Wanderley José dos Reis, titular da 46ª Zona eleitoral, numa balanço parcial feito na manhã de hoje (30). A principal novidade é a ausência de filas nos principais seções eleitorais.

“Visitando todos os locais de votação verifiquei que está fluindo com bastante rapidez. Com isso já dá para projetar que não teremos filas ao longo do dia, como já está ocorrendo. O processo eleitoral está transcorrendo dentro da normalidade, dentro do que foi esperado e planejado pela Justiça Eleitoral”, afirmou.

O magistrado pediu também que os eleitores aproveitem a tranquilidade e a rapidez no processo para antecipar o voto. Ele alertou que, a exemplo do primeiro turno, quem chegar nos locais de votação após as 16 horas não poderá entrar.

“Solicitamos aos eleitores que ainda não votarem que não deixem para fazê-lo próximo do horário das 4 da tarde, que é o horário limite de funcionamento da sessão eleitoral. Isso evitará problemas e também a formação de filas depois das 16 horas”, disse, lembrando que quem já estiver dentro do local de votação receberá senhas específicas para votar após esse horário.

A expectativa da Justiça Eleitoral é que a totalização dos votos seja encerrada por volta das 20h30 no horário de Brasília (19h30 em Mato Grosso).

“No primeiro turno nós aqui da 46ª zona eleitoral terminamos a transmissão dos dados das nossas 269 seções eleitorais às 19h10. A nossa expectativa é de que no máximo até as 19h30 todos os dados da votação aqui em Rondonópolis tenham sido transmitidos ao TSE. Lembramos que a totalização dos votos se dá somente pelo TSE, nós apenas vamos transmitir o resultado urna a urna”.

OCORRÊNCIAS
Ao falar das ocorrências registradas neste domingo em Rondonópolis, o juiz Wanderley José dos Reis informou que houve a necessidade de substituição de apenas três urnas eletrônicas nas duas zonas eleitorais. Ele também considerou positivo o comportamento dos eleitores em relação ao respeito às normas eleitorais.

“Tivemos apenas o caso de um eleitor que, apesar das orientações de não ingressar na cabine de votação com o celular na cabine de votação, fez isso. Ele foi detido pela Polícia Militar e conduzido para a Polícia Federal”, informou.

A prisão ocorreu em uma sessão localizada na escola Domingos Aparecido de Lima, no Conjunto São José. O nome do eleitor não foi divulgado.

Outro ponto positivo destaco pelo juiz da 46ª Zona Eleitoral foi o respeito as normas visando impedir a chamada ‘poluição eleitoral’.

“Não tivemos nenhum caso de derramamento de santinhos, a cidade está limpa e tudo fluindo dentro da normalidade. Um processo bem diferenciado do que tivemos em termos de primeiro turno”, concluiu.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo