GERAL

Diagnóstico de aeroportos regionais de MT será lançado em congresso da Abetar

Autoridades do setor do turismo, especialistas e representantes de empresas aéreas regionais se reúnem a partir desta quarta-feira (15.12), em Brasília, para debater a nova aviação aérea regional no Congresso da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar). Entre os painéis que vão compor o congresso estão apresentações sobre as demandas da aviação regional nos estados brasileiros. Um deles é Mato Grosso, cujo diagnóstico dos aeroportos regionais será realizado pela Abetar em um convênio firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur).

De acordo com o presidente da Abetar, Apostole Chryssafidis, o estudo em Mato Grosso fará um levantamento das dificuldades, potencial e necessidades dos aeroportos no interior do Estado. No painel do congresso da entidade serão apresentados dados da aviação regional obtidos a partir de informações que norteiam as ações do Ministério do Turismo, como os programas de Regionalização, Destinos Indutores e Copa 2014. Segundo Apostole, Mato Grosso apresenta relevância para a aviação regional quando se leva em conta que o estudo a ser desenvolvido irá contribuir para canalizar investimentos federais em infraestrutura aeroportuária e ampliação da malha aeroviária.

“Vamos analisar todos os principais aeroportos do Mato Grosso, ajustando uma previsão de demanda com os dados das companhias aéreas”, acrescentou Apostole ressaltando que o trabalho no estado vai colaborar para tornar Mato Grosso um pólo de desenvolvimento do Centro Oeste brasileiro e da América do Sul.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, participará do congresso e destaca que o estudo da Abetar deve contar com a união de todos os envolvidos e interessados na melhoria da infraestrutura aérea regional em Mato Grosso. “Esse diagnóstico nos dará embasamento para buscar infraestrutura e saber de que forma e onde poderemos aplicar os recursos. E para isso necessitamos saber com exatidão a real situação dos aeroportos e pistas do estado, as condições em que se encontram, destacou a secretária.

O congresso da Abetar será realizado até a quinta-feira (16.12), na sede da Confederação Nacional do Turismo, na capital federal.

Diagnóstico regional

O estudo da Abetar em Mato Grosso será composto de três fases: previsão da demanda e da infraestrutura relacionada no Mercado de Linhas Regionais (MLR), mensuração dos impactos diretos, indiretos e induzidos e a proposta de políticas de incentivo à competitividade das operadoras do MLR e ao fomento ao investimento em infra-estrutura.

Lembrando que o fato de uma cidade ou região estar bem conectada com a malha aérea nacional e internacional é um diferencial para que ela atraia turismo e negócios, conforme assegurou o presidente da Abetar.

Entre os fatores que devem ser levados em conta é o de que Cuiabá é uma das cidades-sede para os jogos da Copa 2014, e entre as dez áreas de investimentos mapeadas pelo governo federal para a Copa, os aeroportos estão incluídos com atenção especial, já que a previsão é de que o Brasil receba 600 mil visitantes, que se utilizarão do transporte aéreo para esse acesso. Além disso, receberão o impacto de ações promocionais de diversos destinos nacionais que desejam ser visitados durante o período de realização dos jogos, aumentando ainda mais o trânsito nos aeroportos.

Outro fator analisado pela Abetar é que o estado do Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia, e a existência de tráfego internacional também deve ser considerada ao analisar o papel do transporte aéreo como meio de agilizar a integração e interligação entre países, em especial através do mercado denominado Sub-Regional.

Fonte:Sedtur/MT (crédito foto:Ednison Aguiar)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo