Diocese de Rondonópolis promove mesa redonda

Às 19 horas do dia 05 de setembro de 2011, no auditório da Escola Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis teve início a Mesa Redonda com o “Poder Público local e agentes das ações sociais da sociedade civil”. Esta iniciativa faz parte da Semana Social da Diocese de Rondonópolis. Teve como objetivos:
– Promover o diálogo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental entre os segmentos sociais e o poder público, retomando as deliberações da Primeira Conferência Municipal de Saúde Ambiental.
– Discutir a política municipal de desenvolvimento sustentável nos aspectos da implantação de controle de triagem de resíduos sólidos, processos de reintegração de posse das Áreas de Preservação Permanente (APP), arborização urbana, comercialização da merenda escolar agroecológica.
– Buscar possibilidades de criar políticas públicas de apoio à economia solidária na região.
– Refletir sobre os direitos econômicos, sociais e ambientais em Mato Grosso.
– Criar um Fórum permanente para discussão e acompanhamento da implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
Este evento é um desdobramento da Campanha da Fraternidade de 2011 assumido pela Equipe de Campanhas e Coordenação das Pastorais Sociais da Diocese de Rondonópolis em parceria com o Projeto “Dando as Mãos”.
Dom Juventino Kestering fez a abertura, agradecendo aos responsáveis pelo evento e chamou atenção da nossa responsabilidade sobre o cuidado com o planeta. Afirmou que “diocese tem se esforçado para colocar em prática a proposta da Campanha da Fraternidade de 2011 sobre a questão ecológica”.
Constou da programação um recital da orquestra dos adolescentes do Projeto Kobra. Ato contínuo foi a composição da Mesa Redonda com a animação do Sr Osmindo Pereira, membro da equipes de campanhas; coordenação da Professora Dra. Antonia Maria e como palestrantes Dr. Professor Jorge, da Universidade Federal que abordou a questão do meio ambiente e seus atores; Drª. Joana, Promotora da Vara do Meio Ambiente que aprofundou a questão do Serviço do Ministério Público e sua relação com o controle legal sobre o Meio Ambiente; Sr Lindomar Alves, Secretário do Meio Ambiente do Município de Rondonópolis, que enfatizou as ações de responsabilidade do município em especial o lixo, as praças, as áreas verdes, os parques e as nascentes dos córregos e Sr Genildo, responsável pela agricultura familiar no município.
Cada convidado expôs durante 20 minutos a temática. Após, seguiram-se depoimentos de algumas entidades que fazem um trabalho diferenciado com o meio ambiente como Associação Kobra, com a professora voluntária Ana Bier que expôs sobre projeto da reciclagem do lixo; a Comissão de Pastoral da Terra (CPT) com Baltazar que tratou sobre a preservação das áreas ambientais e a terra. Sr Bento Carlos Moura, sobre o Projeto “Dando as Mãos” e os assentamentos, Sr Almir, sobre a Rede Sócio Ambiental. Seguiu-se um debate com perguntas e esclarecimentos.
Como conclusão os participantes assumiram “Formar um Fórum permanente do Meio Ambiente, integrando as forças sociais e buscar juntos, ações para a melhoria da qualidade de vida”.
Em torno de 100 pessoas, incluindo estudantes da Universidade Federal participaram do evento. Todos agradeceram esta iniciativa da Igreja Católica que em sua missão inclui a vida, o ambiente como metas a atingir.
Fonte: Pastoral da comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis