Câmara Municipal é palco de momento histórico em Rondonópolis

A Câmara Municipal de Rondonópolis foi o cenário para um momento histórico da cidade, a realização de eleição indireta para escolha do novo prefeito e vice-prefeito de Rondonópolis, promovida na manhã desta quarta-feira (13), que teve início às 10hs. O pleito foi uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, após a cassação de José Carlos do Pátio (PMDB) e sua vice, Marília Salles (PSDB).
A votação contou com a presença de todos os parlamentares. Dos 12 vereadores, nove votaram a favor da eleição de Ananias Martins de Souza Filho (PR) como prefeito, e Valéria Bevilacqua como vice-prefeita. Foram eles: o presidente da Câmara, Helio Pichioni e Olímpio Alvis, ambos do PR, Adonias Fernandes, Lourisvaldo Manoel de Oliveira “Fulô”, Milton Gomes da Costa “Miltão”, todos do PMDB, Cido Silva (PP) e Reginaldo de Souza Santos (PPS).
O vereador Mohamed Zaher (PSD) recebeu três votos e o petista Juca Lemos não obteve votos. Nos momentos que antecederam a votação cada um dos candidatos discursou durante 10 minutos na tribuna da Casa de Leis.
Os familiares dos candidatos estavam presentes no plenário da Câmara Municipal e acompanharam todo o processo eleitoral. Já o auditório da Câmara ficou lotado com a presença de autoridades políticas e líderes sindicais e de bairros, dentro outros populares.
Ainda pela manhã, após serem eleitos, Ananias recebeu o diploma concedendo-lhe o direito de governar a cidade até 31 de dezembro de 2012. O diploma ao novo prefeito foi entregue pela juíza titular da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Jaqueline Cherulli.
Logo mais a tarde, mais exatamente as 14h45, conforme determinou o TRE-MT, os vereadores realizaram a cerimônia de posse do novo prefeito e vice-prefeita, onde, assim como ocorreu pela manhã, a Câmara Municipal esteve lotada por presidentes de diversos partidos, secretários municipais, servidores da prefeitura, juízes e promotores, entre outras pessoas.
Mesa Diretora
Durante a cerimônia de posse do novo prefeito e vice-prefeita de Rondonópolis, foi realizada também a oficialização do vereador Helio Pichioni, como presidente permanente da Casa de Leis até o dia 31 de dezembro. O parlamentar ocupava o cargo de vice-presidente na Mesa Diretora e, após Ananias se afastar da presidência do Legislativo Municipal para assumir por 30 dias o cargo de prefeito, até que fosse realizada a eleição indireta, Pichioni assumiu interinamente o cargo de presidente.
Hoje, logo após ter obtido a maioria dos votos dos vereadores, Ananias renunciou a presidência da Câmara e à sua cadeira de vereador para poder assumir permanentemente como prefeito até 31 de dezembro.
Com a ascensão de Pichioni a presidência, passou a ocupar permanentemente o cargo de vice-presidente da Câmara o vereador Cido Silva, que antes era o 2º vice-presidente.
Já a escolha do novo 2º vice-presidente e 2º Secretário da Mesa Diretora deve ocorrer na próxima quarta-feira, durante sessão ordinária do Legislativo Municipal.