Projeto de modernização viabiliza reconhecimento nacional de empresas rondonopolitanas

Desde 2008 o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) e o Sindicato Intermunicipal das Industrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul) estabeleceram uma parceria para incrementar e acelerar o desenvolvimento das empresas do setor de reparação de veículos da região de Rondonópolis.
Com o projeto de modernização o setor de serviços viabilizou a melhoria dos produtos, o aumento da competitividade das empresas, fortalecendo a cultura da cooperação e a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
De acordo com pesquisa realizada, as empresas possuem participação expressiva na geração de emprego e renda na região. Outra consequência deste projeto foi reconhecimento em nível estadual e nacional. Duas empresas filiadas ao Sindimec-Sul MT participaram do 10º Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas realizado em Brasília. As empresas locais Romavil Auto Center e Mecânica Centrocar participaram juntamente com mais quatro empresa de Mato Grosso, são a Inex Tecnologia e China In Box, de Cuiabá; Refeitório Chapecó, de Nova Mutum; e Nutri Nature, de Sorriso.
O MPE Brasil, iniciativa do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é o reconhecimento às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, produtividade e da competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. É reconhecido como um indicador de excelência na gestão agregando diferencial competitivo às empresas participantes.
A empresa Romavil foi reconhecida como ‘Destaque Inovação’. Segundo a sócia proprietária, Marivone Chaves com a implantação de uma política administrativa moderna e dinâmica, cuja tônica principal é a valorização e o aperfeiçoamento de seus recursos humanos, nos anos que se seguiram vários produtos e serviços foram incorporados ao portfólio da empresa. Em 2009, foi iniciado o Projeto de Modernização do Setor de Reparação de Veículos, um programa do Sebrae. Essa fase foi marcada por uma profunda reestruturação e implantação de normas e diversos critérios de qualidade. Em 2012, a empresa conseguiu a certificação IQA/Imetro, o Prêmio MPE Brasil na categoria Inovação e a Certificação Ambiental, sendo estes resultados do reconhecimento pelo esforço e dedicação da equipe.
“A nossa equipe entende que é fundamental satisfazer seu cliente, atender suas necessidades e superar suas expectativas. Formando vínculos fortes e seguros, compromissados com a qualidade, ética, transparência, segurança e confiança. Com esse foco a missão da empresa jamais será abalada”, defende a proprietária.
A Mecânica Centrocar foi premiada na categoria ‘Serviço’. “Começamos em 1997, com o pátio para atendimento e conserto dos veículos ficava de baixo de uma mangueira. Ao passar do tempo a empresa melhorou a estrutura física ampliando espaço. Em 2008 fomos convidados a participar do Projeto de Modernização do Setor de Reparação de Veículos, um programa do Sebrae que discute melhorias para o setor. A partir daí desafios foram fixados e conquistados alcançando a satisfação dos clientes, a qualidade no serviço prestado, aumento da produtividade agregado a diminuição do impacto ambiental e o selo da Certificação Automotiva IQA. No início não foi fácil. Eu precisava mudar minha forma de ver e pensar para depois sensibilizar os meus colaboradores. Hoje minha empresa mudou muito, está mais organizada e eficiente”, explicou Luciano Ferrari.
Fonte:FIEMT