POLÍTICA

Serys comemora os 78 anos do voto feminino no Brasil

Serys Slhessarenko (PT-MT) celebrou os 78 anos da conquista do voto feminino no Brasil, comemorados no dia 24 de fevereiro. Ela homenageou as cuiabanas Maria Taquara, "mulher importante para a cultura e a história do estado de Mato Grosso do Sul", Maria Benedita Deschamps Rodrigues, Maria de Arruda Müller, Ana Maria do Couto May, Maria Lígia Garcia, Tereza de Benguela, Wilza Sodré e Terezinha Maggi.
Serys disse que Maria Taquara foi uma contestadora das normas vigentes em sua época, tendo sido uma das primeiras mulheres a usar calças compridas. A senadora assinalou que, até então, a calça comprida era vestuário exclusivamente masculino.
– No entanto, Maria não pensou duas vezes em usar a peça durante suas andanças pelas ruas de Cuiabá, causando escândalo à sociedade. Não era proposital. Foi a necessidade que a levou a usar roupas mais resistentes para a labuta nos córregos e rios da capital. Maria era lavadeira – lembrou.
Serys disse que, como Maria Taquara, é uma pioneira por ser a primeira senadora mato-grossense. Afirmou que foi um desafio atuar num mundo que só pertencia aos homens, mas disse que hoje, graças a sua atuação, já percebe o respeito de muitos deles e o quanto a sua luta pelo fim da violência e pela justiça de oportunidades no mercado de trabalho serve às mulheres.
– Nesta ocasião em que comemoramos os 78 anos da conquista do voto feminino no Brasil, devemos fazer uma reflexão sobre a necessidade, a importância e a urgência de seguirmos na luta aguerrida pela conquista e garantia dos direitos da mulher, seja na vida política, profissional ou social, mas principalmente no respeito à convivência pacífica e isonômica entre os sexos.
Fonte:Jornal do Senado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo