Equipe de especialistas oferece atendimento aos pacientes ostomizados da região Sul do Estado

Os pacientes ostomizados da região Sul do Estado passaram a contar com o atendimento de uma equipe de profissionais especializados que atua no Centro de Reabilitação Nilmo Júnior, em Rondonópolis. A coordenadora Darla Piato contou que o serviço é oferecido a partir do credenciamento do município junto ao Ministério da Saúde para implantação do Programa de Ostomia. O que resultou na descentralização das ações que antes só aconteciam em Cuiabá, há cerca de um ano.
Darla Piato destacou a importância das pessoas utilizarem o serviço durante a reunião de orientação com os pacientes ostomizados, na tarde desta terça-feira (20). Ela explica que a equipe reúne médico cirurgião, enfermeiro estomaterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social. “O serviço está disponível para atender a população da região. É importante que esses pacientes tenham uma avaliação médica e consultem a nutricionista para saber que dieta adotar, por exemplo”, destaca Darla.
Línea Regina Bueno – enfermeira responsável pelo programa – esclarece que o atendimento é oferecido diariamente e com agendamento. Ela orienta aos pacientes que receberem pedido médico para utilização da bolsa de colostomia a procurarem imediatamente o Nilmo Júnior. “Toda equipe oferece um serviço especializado que pode beneficiar muito os pacientes. Portanto, aqueles com pedido médico devem nos procurar para receber orientação e o atendimento necessário”, alerta.
Informações e orientações
Na primeira reunião com os pacientes ostomizados, Línea Bueno se uniu à enfermeira Janaina Barbosa Simões e o consultor Geraldo Bosco, ambos representantes da multinacional fornecedora da bolsa de colostomia, para repassar informações técnicas e orientação sobre a melhor forma de utilização do produto. O interesse era mostrar os cuidados a serem adotados, como na higienização.
Geraldo Bosco calcula que a alta incidência de casos de câncer de intestino e reto faz crescer cada vez mais o uso da bolsa de colostomia. Esses casos se destacam como quarto colocados em incidência de tipos de câncer no mundo inteiro. E o surgimento está relacionado à alimentação a base de produtos industrializados com conservantes.
Janaina Simões e Línea Bueno vão atuar juntas também no curso de capacitação dos enfermeiros das unidades básicas de saúde das cidades da região Sul de Mato Grosso. O treinamento vai orientá-los sobre como cuidar bem dos pacientes ostomizados e acontece nesta quarta-feira (21), às 13 horas, no auditório da Secretaria de Saúde do Município.