Secretaria de Esporte realiza o 1º Festival Paraolímpico em Rondonópolis

Fazer a inclusão social e proporcionar a chance de praticar atividades físicas à população. Com este objetivo a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer realizou, no dia 3 de outubro, no Sesc, o Festival Paraolímpico para Deficientes Físicos, Mentais, Auditivos, Visuais e pessoas com Transtornos. Participaram dos jogos entidades, como a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), Associação Rondonopolitana dos Deficientes Visuais (ARDV), Centro de Reabilitação Louis Braille, Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi), Escola Municipal Parque São Jorge, Unic Rondonópolis e Projeto Unimed .
Nos dias 3 e 4 de outubro, as crianças com deficiências mostraram seu lado esportista. Participaram de atividades, como judô, natação, atletismo, dominó, xadrez, karatê e futebol. A solenidade foi digna de grandes competições com hino nacional e pira olímpica.
A gerente do Sesc, Rejane Gonçalves Souza, agradece a secretaria pela oportunidade de realizar a primeira edição dos jogos paraolímpico da cidade. “Somos muito gratos à secretaria que nos proporcionou a chance de realizar este evento, dando a oportunidade para as crianças com deficiência de inclusão social”, afirma.
O Coordenador de Esporte da Unic, Rildo Amorim, explica que o evento é uma forma de inclusão social, mostrando que todas as pessoas são iguais. “É a chance de mostrar que todos nós somos iguais. Para as pessoas com deficiência é uma alegria tremenda”, disse.
A secretária da Pasta, Susan Meire Moretti Binha, comenta que os jogos é uma forma de inclusão dentro da sociedade, além de mostrar que as pessoas com deficiências são capazes de praticar esporte. “Queremos levar a prática do esporte para todas as pessoas. Fazer atividades físicas ajuda na coordenação motora, além de integrá-los à sociedade”, explica.
Fonte: ASCOM