O processo de captação, tratamento e distribuição de água em Rondonópolis foi desvendado nesta semana pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Milton, localizada na Vila Rica. Eles participaram de uma visita monitorada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sanear e tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona e as tecnologias empregadas no município, que tem um dos melhores sistemas de saneamento do país.
Ao todo 120 alunos participaram da visita, realizada em grupos nos períodos da manhã e tarde. Eles estão cursando o 5º ano do ensino fundamental e participam de um projeto pedagógico sobre Meio Ambiente, com foco no saneamento. O diretor da escola, Marcos Roberto Mesquita de Souza, explicou que antes houve uma exposição teórica e a finalização envolverá a produção de textos em que os alunos demonstrarão o que aprenderam.
“Esse momento de interação prática foi muito importante, pois ajuda a evidenciar o que é visto na teoria. Os alunos fizeram muitas perguntas que foram respondidas pela equipe do Sanear. Eles compreenderem como é o ciclo e ficaram fascinados. Foi uma experiência muito positiva”, disse Marcos.
O transporte dos alunos foi providenciado pela Secretaria Municipal de Educação e a visita foi agendada previamente com o setor de Educação Ambiental do Sanear. Durante todo o tempo a responsável pela ETA, a engenheira Denise Sodré, acompanhou os alunos explicando detalhadamente cada etapa do processo – da captação no Rio Vermelho, passando pelo tratamento até a distribuição da água às residências e estabelecimentos comerciais da cidade.
O presidente do Sanear, Paulo José Correia, elogiou a iniciativa da Escola Frei Milton. “Para nós é uma satisfação receber os estudantes. Isso fortalece a consciência ambiental e aumenta o comprometimento com o nosso saneamento”, avalia.
As escolas, empresas e entidades civis podem agendar visitas às unidades do Sanear encaminhando previamente um ofício à direção da autarquia.
Fonte: Da Assessoria