GERAL

Choro da Alma se apresenta em Rondonópolis

Há dois anos nascia Choro da Alma. Espetáculo inspirado na história da tradicional dança do chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT. Sucesso de público nas apresentações realizadas em 2011 e 2012, Choro da Alma foi contemplado novamente pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, no ano passado. O público de Rondonópolis poderá conferir o espetáculo, gratuitamente, em seis apresentações que serão realizadas no SESC Rondonópolis neste final de semana, nos dias 13 e 14 de setembro.

Na sexta-feira (13) o grupo se apresenta às 8 horas e às 14 horas para o público escolar. Às 20 horas haverá uma apresentação aberta ao público geral. No sábado (14), às 14 horas, o grupo ministra uma oficina de criação e interpretação em dança. A última apresentação do espetáculo em Rondonópolis será às 20 horas do dia 14. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados no SESC Rondonópolis.

Popular como a dança do chorado. Erudito como a dança contemporânea. “Choro da Alma é, ao mesmo tempo, uma expressão de sofrimento, alegria, sensualidade, misticismo e luta do povo vilabelense”. É assim que o grupo Digoreste Produção Cultural descreve o espetáculo.

A montagem é inspirada na dança do chorado, tradicional da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso. O chorado, dizem os moradores da região, surgiu do sofrimento das mulheres negras. As escravas, ao verem os filhos e maridos sendo castigados, dançavam para agradar os senhores. Em troca, conseguiam aliviar o sofrimento de seus familiares. Esta é a origem. A história que é transmitida, com muito orgulho, de pai para filho na comunidade.

A circulação do espetáculo é resultado do incentivo concedido pelo Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012 que investiu 6 milhões de reais em 81 projetos de todo o país. Choro da Alma foi o único projeto selecionado de Mato Grosso.

Choro da Alma conta ainda com o apoio de Mabu Costa Brasilis Resort, Restaurante O Cantinho, Hiald Iluminação, SESC Mato Grosso, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Centro de Cultura de Porto Seguro e do ator e produtor cultural Adriano Cutrim, através da campanha “Vá ao Teatro e Me Leve Junto”, de Porto Seguro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo