Lula terá apoio de nove partidos; coligação de Bolsonaro tem três legendas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), terão o apoio de nove partidos nas eleições deste ano. Já a chapa liderada pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com três legendas na coligação. Além de ampliar o alcance político das candidaturas, as alianças são importantes também na definição do tempo que cada candidato terá nas propagandas gratuitas no rádio e na TV.
Até a noite de ontem (5), a aliança pró-Lula contava com os apoios do PCdoB e PV, que formaram federação com o PT; PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir (antigo PTC). É a maior composição já feita por Lula em disputas eleitorais e, em relação aos demais candidatos, também a maior na eleição deste ano.
O Avante e o Agir foram os últimos a declarar apoio ao petista, na quinta-feira (4). Em uma live nas redes sociais, o então candidato André Janones (Avante) confirmou que saiu da disputa para apoiar o petista. Exigiu em troca o apoio de Lula à propostas como o combate à fome e a manutenção do auxílio financeiro mensal de R$ 600 às famílias vulneráveis.
Já o presidente Jair Bolsonaro sai candidato à reeleição em uma coligação o PL, o Progressistas e o Republicanos
Simone Tebet, do MDB, conseguiu atrair os apoios do Podemos, do PSDB e do Cidadania. Já Ciro Gomes, do PDT, e Soraia Thronicke, do União Brasil, não conseguiram fechar alianças com outras legendas.
Da Redação