23.9 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Zé do Pátio e Daltinho articulam novo partido

FONTE: HIPER NOTICIAS
Cansados de ficar nas mãos de outros caciques, o ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e o suplente de deputado Adauto de Freitas, o Daltinho, decidiram sair do PMDB e construir o próprio partido. Trata-se do Partido Solidariedade, articulado em nível nacional por Paulinho da Força Sindical (atualmente no PDT-SP).

Zé do Pátio e Daltinho percorreram, sem alarde, dezenas de municípios nos últimos dias. Conversaram principalmente com lideranças emergentes e vereadores que querem mais espaço.

Ao falar de filiação, os dois prometem principalmente espaço para os que queiram se aventurar. O Partido Solidariedade segue caminho similar do PSD, criado pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

A diferença é que não pretende cooptar caciques de imediato, o que garantia liberdade para os novatos especialmente na construção dos diretórios municipais.

Além de ser uma nova força, o partido quer oficializar seu registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até outubro, o que permitirá filiação aos interessados em disputar a eleição do ano que vem. Zé do Pátio e Daltinho, com isso, deverão ser puxadores de voto no pleito.

O ex-prefeito de Rondonópolis terá que se livrar de muitos processos na Justiça se quiser disputar vaga em 2014, pois foi cassado pela Justiça Eleitoral e pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa, que impede de participar de novas eleições políticos condenados por órgãos colegiados.

Zé do Pátio e Daltinho tiveram vários enfrentamentos com a cúpula do PMDB em Mato Grosso. Esse último, por exemplo, perdeu vaga de deputado de forma repentina no mês passado depois que Teté Bezerra abandonou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo em retaliação às críticas do correligionário ao governo Silval Barbosa (também do PMDB).

Para criar um novo partido no país são necessárias 500 mil assinaturas. Pelas contas de Pátio e Daltinho, o grupo já conta com 450 mil. Em Mato Grosso, eles quem ajudar a conquistar as 50 mil restantes.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO