Mais de 600 jovens participam da Conferência Regional em Rondonópolis

Rondonópolis-MT – Os jovens sempre estiveram presentes nos grandes acontecimentos sociais que fazem parte da história brasileira. Para atender os anseios do segmento e detectar as principais necessidades do setor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT) e o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas da Juventude, iniciaram neste mês o ciclo de Conferências em 11 regiões de Mato Grosso.
Nesta terça-feira (21.06), o debate acontece em Rondonópolis, onde estão presentes cerca de 600 jovens de sete municípios do Sul do Estado. Sob a temática da “Democracia e Juventude”, o Governo pretende discutir assuntos que envolvam pessoas de 15 a 29 anos em assuntos como o desenvolvimento sustentável, segurança pública, saúde, engajamento dos diversos setores sociais do segmento e cidadania, todas com foco em construção de políticas públicas para que auxiliem na criação de uma nova realidade para os jovens.
O evento serve também para eleger os seis delegados regionais que farão parte da II Conferência Estadual da Juventude, etapa prevista para acontecer em outubro, no município de Cuiabá. A próxima etapa será II Conferência Nacional da Juventude, num momento em que Estados e Municípios apresentarão suas especificidades.
Durante a abertura do evento, em Rondonópolis, a secretária municipal de Promoção e Assistência Social do município, Neuma Morais, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado pela realização das conferências. “Nós estamos muito felizes em sermos contemplados com a realização da conferência em nossa cidade e esperamos que a discussão seja de grande valia para os jovens, principalmente, para o surgimento de cidadãos compromissados com as políticas públicas que beneficiam a sociedade”, disse a secretária.
Para o jovem Hiago Arruda, de 17 anos, representante do segmento religioso, o debate será fundamental para a construção de diretrizes para os jovens da regional Sul do Estado. “Somos parte da Constituição Federal e precisamos de investimentos em educação, segurança e demais setores fundamentais para a consolidação dos direitos da juventude”, destacou Hiago.
O assessor técnico da Setecs-MT e membro do Comitê Intersetorial da Juventude, Giliarde Silva, ressaltou as conferências regionais como um espaço democrático de discussões. “Este é o momento de troca de diálogo entre sociedade e Estado, que será útil para a criação de programas e projetos voltados para os jovens, tendo vistas na elaboração do PPA 2012-2015”, afirmou Giliarde.
As conferências regionais já aconteceram nos polos regionais de Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Cáceres e Pontes e Lacerda. No total, mais de três mil jovens foram mobilizados em todo o Estado. Na quarta-feira (22.06), será a vez de Primavera do Leste se unir com os municípios da região para debater sobre o assunto
Fonte:SETECS