Natural de Aparecida do Taboado MS, um dos mais antigos funcionários do Sanear
Rondonópolis, passou por várias funções de trabalho, vamos conhecer um pouco da trajetória de vida desse cidadão pioneiro em nossa cidade.
Jornal Folha Regional: Durante a infância, qual era o seu maior sonho?
Wilson: O meu maior sonho era ser útil a sociedade, ou seja eu queria ser alguém que pudesse ser notado pelo meu trabalho, pela minha função independente de qual profissão que eu poderia ter.
JFR: E você conseguiu alcançar esse objetivo?
Wilson: Com o passar dos anos a vida nos oferece inúmeras oportunidades, e muitas delas de maneira inesperada, hoje eu me sinto realizado em meu trabalho aqui no Sanear. Quero aproveitar para agradecer os meus colegas de trabalho a direção da empresa que me favorecem com uma grandiosa amizade.
JFR: Fale um pouco da sua cidade natal Aparecida do Taboado:
Wilson: Tenho poucas lembranças da minha infância em Aparecida do Taboado, mas a família sempre esteve unida também naquele período. Eu estava com 9 anos de idade quando cheguei em Rondonópolis, meus pais Sebastião Francisco de Toledo e Adauzija Ferreira de Toledo, sempre exerceram atividade humilde, meu pai era açougueiro, minha mãe do lar eles se dedicaram para que eu e os meus irmãos três irmãos Valdir, Rosemeire e Rosali tivéssemos , uma vida correta com muita responsabilidade.
JFR: Aos 9 anos de idade você passou então a viver a sua infância em Rondonópolis, quais eram os principais atrativos para a criançada naquele período?
Wilson: A nossa maior alegria era nadar nas aguas claras do Rio Arareau, nós morávamos do outro lado do rio ou seja na Vila Aurora, e não tinha a ponte da Fernando Correia. Nós atravessávamos de canoa para virmos na Marechal Rondon comprar pão, e novamente pegávamos a canoa de volta para levarmos o pão para casa. Após tomarmos o café da manhã com a família, eu e os meninos que moravam na Vila Aurora, pegávamos a nossa caixinha de engraxate, e novamente enfrentávamos a travessia no Rio Arareau. Anos mais tarde quando a ponte foi construída nós arrumamos uma outra diversão ou seja nós íamos na ponte e pulávamos no rio. A minha infância aqui em Rondonópolis foi inesquecível, me lembro do bar do Roxinho onde circulava um grande número de pessoas que iam viajar na famosa jardineira Baleia “ônibus”, pelo que se sabe foi o primeiro transporte coletivo de Rondonópolis.
JFR: Além do seu primeiro trabalho engraxate, quais foram as oportunidades que foram acontecendo em sua vida?
Wilson: Eu comecei a trabalhar com 13 anos de idade a minha atuação no comércio foi na Casa Bom Sucesso, de propriedade do comerciante muito conhecido na época o senhor Omar Abedi El Magid. Foi lá que eu aprendi a dirigir, e pela primeira vez peguei no volante de uma Rural Wilhis. Após fui trabalhar com o Dr. Pedro Pereira Campos quando ele ainda era advogado, posteriormente ele prestou concurso na magistratura e como Juiz continuei na sua assessoria particular. Por questões de trabalho fui morar em várias cidades nas quais ele era designado: Arenápolis, Pontes de Lacerda, Cáceres. Trabalhei com o Dr. Pedro durante 11 anos o meu cargo era agente de segurança.
JFR: De que forma o período Carlos Bezerra prefeito e governador influenciou na sua vida?
Wilson: Eu sempre gostei muito de política, e cheguei a ser candidato a vereador em Rondonópolis, agradeço por ter entrado nesse caminho ao saudoso Apotâmio de Carvalho, que me indicou para o então prefeito Carlos Bezerra, com quem trabalhei durante o seu mandato. E nesse período trabalhei na imprensa municipal com o jornalista Mario Marques de Almeida, me lembro agora eu havia trabalhado também na antiga Rádio Brannif. Em 1982 Carlos Bezerra foi eleito governador do estado, foi naquele momento que eu assumi a gerência do PAC “Programa de Abastecimento Comunitário”, nós atendíamos algumas cidades da região sul onde distribuímos produtos de cesta básica.
JFR: O pleito de 1982 elegeu um grande número de políticos de nossa cidade, além do governador Carlos Bezerra, e o pleito de 1986 ao executivo municipal como você analisa hoje aqueles dois momentos?
Wilson: Em 1982 Além do governador Carlos Bezerra, Rondonópolis elegeu deputados estaduais entre os quais Hermes de Abreu, Moacir Gonçalves e Wilian Dias. Já nas eleições de prefeito em 1986 entre os candidatos estava o Dr. Pedro Pereira Campos Filho com quem eu havia trabalhado. Concorreram também Walter Ulisséia, Pedro Lucena e Manoel Novaes. O vitorioso foi Walter Ulisséia. Durante aquele período eleitoral eu fui o locutor e animador de palanque.
JFR: Fale um pouco da COOMSER cooperativa que presta serviços ao Sanear:
Wilson: Eu estou no setor de aguas em Rondonópolis desde os tempos do DAE Departamento de Água de Rondonópolis, depois veio a Sanemat e posteriormente foi formada a COOMSER cooperativa prestadora de serviços ao Sanear. No setor de aguas eu trabalho há mais de 25 anos, sou muito feliz no meu trabalho, estou prestes a me aposentar.
JFR Qual a importância da família para o cidadão Wilson?
Wilson: A família é fundamental para a formação de todo o cidadãos de bem, na formação do caráter e no desenvolvimento da cidadania. Sou casado com Marli Pires Miranda de Toledo, temos dois filhos. Marcos Toledo e Natani Toledo.
JRF: Para finalizarmos esta entrevista, agradecemos pela sua atenção para com a nossa reportagem, abrimos também o espaço para que você possa agradecer a quem você desejar:
Wilson: Agradeço a todos com quem trabalhei, a todos que me deram apoio, são tantas pessoas que fica difícil nominar alguém. Agradeço ao Jornal Folha Regional pela coluna e pela valorização dos pioneiros de nossa cidade.