A Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) vai realizar hoje a noite uma Sessão Magna da Saudade para homenagear a memória de dois acadêmicos que nos deixaram recentemente, o escritores e professores Fernando Antonio Almeida e Wilse Arena Costa. O evento é aberto ao público e será realizado na sede da 1ª Igreja Batista de Rondonópolis.
O presidente da ARL, Paulo Augusto Mário Isaac, explicou que a cerimônia atende medida prevista no artigo 64 da entidade.
“É uma forma de homenagear a memória dos acadêmicos que tanto fizeram pela cultura e pela Educação de Rondonópolis e Mato Grosso”, destacou.
A sessão será conduzida pelo secretário geral da ARL, Isaias Dias Pereira, e contará com a presença de familiares dos dois homenageados. Também será apresentado um memorial relacionando a trajetória e principais realizações dos acadêmicos.
Ao final, o presidente da ARL também deverá proclamar oficialmente a vacância da cadeira de nº 10, denominada ‘Jornalista Wilson Lemos’. A partir desse anúncio a Academia iniciará os procedimentos para a eleição no novo ocupante desta vaga.
HOMENAGEADOS
Fernando Almeida fez parte do grupo que fundou a Academia e atuou durante muito tempo em Rondonópolis, onde foi secretário de Educação. Ele também foi professor e foi autor de nove livros e inúmeros artigos publicados nos principais veículos de comunicação do estado. Fernando faleceu no último dia 10 de agosto, vítima de câncer.
Wilse Arena faleceu em 14 de outubro do ano passado, também vítima de câncer. Ela era doutora em Educação e chegou a trabalhar ao lado de Fernando Almeida no processo de reformulação da rede de ensino de Rondonópolis na década de 1980. Além de escritora, foi professora universitária e uma das líderes do movimento pela implantação da Universidade Federal de Rondonópolis.
A Sessão Magna da Saudade está prevista para começar às 21 horas na 1ª Igreja Batista, localizada na Rua Poxóreu, número 705 (em frente ao ginásio Marechal Rondon), na região central de Rondonópolis.
Eduardo Ramos – Da Redação