Em visita ao 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros em Santo Antônio de Leverger, o senador Wellington Fagundes, candidato à reeleição (coligação Mato Grosso Avançando, Sua Vida Melhorando), reforçou seu compromisso em contribuir com programas e ações de prevenção e combate aos incêndios no pantanal. Autor da proposta de Estatuto do Pantanal, que tramita na Subcomissão Permanente do Pantanal, no Senado Federal, o parlamentar lembrou a tragédia dos incêndios em 2020, quando pelo menos 4 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas, provocando a morte de 17 milhões de vertebrados.
“Essa tragédia nos deu uma lição: de que é preciso cuidar do nosso pantanal, um bioma único e fundamental para a vida no planeta”, disse.
Ele lamentou a ocorrência de incêndios neste ano, no pantanal, como a registrada ontem, durante sua visita a Santo Antônio de Leverger.
Entre outras ações do parlamentar em defesa do pantanal, está a criação, naquele ano, da Comissão Temporária Externa do Pantanal, que indicou a necessidade de instalação de unidades do Corpo de Bombeiros em cidades que circundam o bioma, como é o caso de Poconé e Santo Antônio de Leverger. “Essas unidades foram instaladas em parceria com o governo do Estado e o senador Jayme Campos e já estão trabalhando em conjunto com a população para evitar uma nova tragédia no pantanal”, disse.
O pelotão de Santo Antônio de Leverger também atende a cidade de Barão de Melgaço.
O senador lembra que as ações não devem se ater apenas à questão dos incêndios, mas na adoção de práticas econômicas e sociais que promovam o desenvolvimento e garantam a conservação do pantanal. “É isso o que propõe o Estatuto do Pantanal e vamos continuar atuando para que essa nova legislação seja aprovada o mais rápido possível”, diz.
Da Redação (com Assessoria)