31.4 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Voluntários dão lição de preservação ambiental em mutirão de limpeza do Rio Arareau

Muitos rondonopolitanos acordaram mais cedo hoje para participar da “8ª Edição do Projeto O Rio é Nosso”, liderado pelo Juizado Volante Ambiental com a participação da Prefeitura de Rondonópolis, Ministério Público Estadual e a ONG Cantinho de Proteção Ambiental. Eles atuaram como voluntários numa ação visando retirar toneladas de lixo das margens do Rio Arareau, que atravessa a cidade.

A limpeza foi realizada em 18 trechos e a movimentação começou ás seis horas da manhã, com uma concentração no Parque Florestal Dimas de Oliveira Castro, localizado ao lado do Rio Arareau, na Vila Cardoso.

Munidos de sacolas e muita disposição, centenas de voluntários percorreram as margens retirando todo o tipo de entulho encontrado pelo caminho.

O resultado final do mutirão ainda não foi divulgado, mas quem participou garante que o saldo já pode ser considerado positivo. A reportagem conversou com a universitária Débora Carla Silva de Oliveira, que integrou a equipe de voluntários formada por estudantes da Unemat em Rondonópolis.

Débora tem 28 anos, está no oitavo semestre do curso de Direito e disse ter ficado ‘feliz em poder retribuir de uma pequena forma com a sociedade’.

“É a primeira vez que participo desse mutirão e achei a experiência gratificante. Como nasci e fui criada em Rondonópolis, moro numa região ribeirinha e meu pai é pescador, aprendi desde muito cedo a importância da preservação dos nossos rios”, disse ela.

A universitária também parabenizou a atitude dos organizadores e disse que a experiência traz também ganhos à formação acadêmica.

“Fizemos a limpeza de um trecho das margens do Rio Arareau. Foi quase um trabalho de formiguinhas, porém com muito empenho dos voluntários que lá estavam. Conseguimos recolher uma quantidade considerável de resíduos sólidos e penso que conseguimos colocar em prática o exercício de uma das funções sociais da Universidade”, avalia.

PRESERVAÇÃO
O prefeito José Carlos do Pátio também esteve presente no mutirão e agradeceu a atuação dos voluntários. Ele destacou a importância da preservação ambiental e fez uma saudação especial aos estudantes e universitários que participaram da ação.

“O envolvimento da sociedade é fundamental para manter vivo esse rio tão importante para a nossa cidade. Em Rondonópolis já temos um aterro sanitário, estamos conseguindo universalizar a captação e o tratamento do esgoto e investimentos muito em preservação. Mas o sucesso desse trabalho depende principalmente da participação e da consciência da população”, destacou.

Paralelo ao mutirão, foi realizado nas proximidades da ponte do Jardim Primavera ,localizada na Avenida Rotary Internacional, o Pit Stop educativo com o tema “Deposição irregular do lixo e Queimadas”, com a participação de representantes das instituições e empresas participantes do evento.

A segurança e apoio do mutirão ficou por conta da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro 18º GAC, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil. 

O evento de hoje também celebrou o 'Dia Mundial da Limpeza'.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO