Existem cidades e regiões do planeta que têm a chamada vocação para o progresso; a nossa querida Rondonópolis que comemora, mais um aniversário de emancipação, é uma dessas cidades. Aqui o desenvolvimento não para, lembra grandes cidades que tem mesmas características do Brasil afora como Londrina e Maringá no Paraná, por exemplo.
Essa vocação é uma reunião de diversos fatores, um deles deve-se ao nosso povo, que sempre foi honesto e trabalhador, desde o início do povoamento, em que poucos acreditavam, até virar essa cidade fantástica, a qual vivemos e admiramos nos dias de hoje.
A cidade que nasceu da ousadia de gente que sempre acreditou no Brasil, dos nordestinos que chegaram no começo do século passado, os paulistas, mineiros e goianos e os sulistas, que deram o tempero final ao nosso povo, que juntou todas as melhores características do brasileiro aqui no meio do cerrado do Centro-Oeste.
Aliado ao povo, a cidade teve e tem a seu favor a localização geográfica, primeiro na questão dos telégrafos de Rondon, no começo do século passado, depois no entroncamento das principais rodovias do Centro Norte do país, e agora por último com a construção do maior terminal ferroviário da América Latina.
Para compensar, a economia da cidade, passou a crescer independente do momento econômico do país e politico. A economia de Rondonópolis, não para e a cada dia, um novo empreendimento nasce na cidade e fadado na maioria das vezes ao sucesso.
A nossa cidade entrou também na rota da industrialização, são muitas empresas que decidem se instalar aqui pela localização e pela pujança econômica. A Cervejaria Petrópolis é um exemplo da força da nossa indústria.
Por falar em política, o setor quando vai bem ou mal, pouco influência na vida da cidade, pois Rondonópolis apreendeu a crescer de forma independente. No entanto, é preciso dizer, essa cidade também é celeiro de lideranças, daqui já saíram dois governadores, senadores, deputados estaduais e federais, além de Ministros como é o caso de Blairo Maggi.
Sabemos que a cidade ainda precisa de muito para chegar ao topo, mas pela forma em que o nosso povo trabalho, com toda a certeza a tendência é melhorar a cada dia. Afinal, não podemos esquecer-nos de dizer que temos sim; vocação para o progresso.