O município de Rondonópolis está prestes a ganhar um novo aterro sanitário. Os vereadores Rodrigo da Zaeli e Jailton do Pesque Pague e o secretário municipal de Meio Ambiente,, João Copetti foram até o local para verificar o andamento da obra. O primeiro aterro sanitário da cidade está sendo construído junto à estrada de acesso a Fátima de São Lourenço, na região da “Cabeceira do Almoço”. As condições climáticas estão prejudicando o andamento das obras, que estão chegando ao fim.
O secretário João Copetti informou que para o funcionamento do aterro é preciso a Licença de Operação, garantindo que o espaço receba os resíduos sólidos da cidade. Na visita os vereadores e o secretário constataram que a estação de tratamento do chorume está em fase final, onde as mantas já foram instaladas e a lagoa de decantação está em fase final. Outros serviços de acabamento, como plantio de grama, estão sendo executados.
Com o aterro sanitário, a promessa é reciclar 90% do lixo coletado em Rondonópolis e aterrar apenas 10%. “É um projeto fantástico que está prestes a ser colocado em prática. A Lei Nacional dos Resíduos Sólidos determinou que todos os lixões do País deveriam ter sido fechados até 2014 e nós estamos perto de cumprir com esta determinação. Vamos dar mais um passo para o avanço”, fala Rodrigo da Zaeli.
O vereador Jailton do Pesque Pague parabenizou os envolvidos no projeto de implantação do aterro. “Foi a união de forças que garantiu esta obra para a cidade. É um projeto excelente, moderno e que vai dar a destinação correta aos resíduos sólidos coletados na cidade. O lixo vai chegar, passar por triagem e só o que for possível será recolhido e passará pelo processo. Estou ansioso para ver o final desta obra e, consequentemente, ela em funcionamento”, conclui.