33.7 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Vereadores realizam 20ª sessão ordinária

Os vereadores realizaram na tarde do último dia 13 a 20ª sessão ordinária da 15ª legislatura.

Estiveram presentes nas galerias da Câmara Municipal, Secretário de Esportes e Lazer, Sidnei Fernandes e alunos do 4º semestre do curso de Administração da UFMT, para a realização de um trabalho sobre o funcionamento da casa de leis.

Algumas honrarias foram entregues pelos vereadores em meio a sessão, o vereador, Dico, entregou moção de aplausos a senhora Fernanda Gonçalves, voluntária de projetos diretamente ligados diretamente a idosos e hipertensos. O vereador Cláudio da Farmácia homenageou o senhor Narciso Montanher Filho, ativo participante das causas sociais, defensor das causas comunitárias e tem como lema “Fazer o bem sem olhar a quem”.

Já o vereador Dr.Manoel entregou moção de aplausos ao senhor Marco Túlio Duarte Soares, pela trabalho desempenhado á frente da comunidade divina providência na recuperação terapêutica de dependentes químicos e alcoólicos. A outra moção de aplausos entregue na tarde de ontem, foi uma homenagem dos vereadores Dr.Hélio Pichioni e Carlos Vanzeli, ao também Dr. Bruno Cornélio Brom, pelo trabalho que desempenhou como médico neonatologista na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis.

Pela Tribuna livre, o vereador Cido Silva cobrou celeridade nas atividades realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – CODER. Já o vereador Elton Mazetti, relatou a todos um problema que virou capa de jornal no mesmo dia, os problemas estruturais do Detran em Rondonópolis. Segundo o vereador a estrutura do 2º CIRETRAN está sucateada, faltando matérias básicos para a realização do expediente, causando prejuízo no atendimento da demanda, fora outros problemas como da estrutura elétrica e falta de ar-condicionado.

Mazette chegou a propor que os deputados estaduais façam a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) para saber onde está indo o dinheiro que é arrecadado pelo Detran de Rondonópolis. O vereador Rodrigo da Zaeli, que já foi secretário municipal de transportes e trânsito da cidade, destacou que os valores referentes a multas e pagamento de IPVA também não são repassados de forma correta para o município.

Rodrigo também pediu abertura de uma CPI para apurar as responsabilidades das empresas contratadas pelo estado que deixou mais de 50% dos medicamentos excepcionais da farmácia de Alto custo vencerem.

Outro tema debatido na tribuna livre foi à falta de raios-X em locais de atendimento a saúde pública na cidade, como o Pronto atendimento infantil e Clínica da Mulher, segundo o vereador Roni Magnani têm lugares que tem possuem a capacidade para fazer 80 raios-X dia e estão fazendo somente 20. O vereador, Fulo, também demonstrou preocupação com o assunto, dizendo que é um absurdo que quase 60 exames não estão sendo realizados ao dia.

Nas votações se destaca o projeto de lei do Poder Executivo, aprovado pelos vereadores, para a compra de áreas da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis; Coder, para sanar a dívida de R$ 42 milhões do órgão, adquirida pela falta de pagamento dos parcelamentos de uma dívida antiga, especialmente, de encargos trabalhistas.

Os outros projetos do Poder Executivo foram o de N.º 117,133,138,142,172,175, 180, 181, 182.

Requerimentos, moções de aplausos e título de cidadão rondonopolitano também foram aprovados pelos vereadores
Fonte: Portal Câmara

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO