22.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Vereadores mirins eleitos são anunciados

A Câmara de Vereadores fez nesta sexta-feira (27) o anúncio oficial dos 21 vereadores mirins que foram eleitos em votação realizada em sete escolas da rede municipal e estadual de educação. Os eleitos ainda serão diplomados e empossados e terão o direito de apresentar projetos e participar de uma sessão ordinária mirim. Fora isso, haverá ainda uma mesa diretora, no entanto, caso um dos eleitos tenha mau comportamento ou tire notas baixas, perde o mandato.

O projeto Vereador Mirim está sendo desenvolvido pela Escola do Legislativo. O diretor de escola, Felipi Chrispim, destacou que a iniciativa deu resultados e vai ajudar a criar nestas crianças o conceito de cidadania.

O vereador Fábio Cardozo (PDT), que é diretor da escola, explicou que projeto apresentou resultados e segue uma política inclusiva da mesa diretora da Câmara. “Existia um projeto e colocamos para andar e agora estamos colhendo os primeiros resultados”, destacou.

Adonias Fernandes (MDB) explicou que em 2010 teve o seu projeto que cria o programa Vereador Mirim aprovado e vê com orgulho a iniciativa ser colocada em prática. “Eu fiz questão de acompanhar nas escolas e vi uma maturidade política de muitos estudantes, além disso tivemos a participação muito grande das meninas, algo digno de elogio”, disse.

O vereador Jailton Dantas, o Jailton do Pesque Pague (PSDB), destacou que o vereador mirim está dentro de uma proposta de cidadania. “Não podemos esquecer que estamos preparando os jovens para o nosso futuro”.

Subtenente Guinancio (PSDB) lembrou da importância do viés da educação na proposta e lembrou que os vereadores mirins terão inclusive o direito de apresentarem propostas que podem virar Leis. “Um grande momento para que esses jovens nos apresentem boas ideias e argumentos”, resumiu.

O vereador Juary Miranda de Moraes (SDD) destacou que pelo projeto, além de atuarem como parlamentares poderão acompanhar o dia de trabalho de um vereador. “Eles ainda terão essa vivência que é muito importante”.

Sidnei Fernandes (PDT) , que também é professor, lembrou que a proposta aumenta dentro da mente dos estudantes o conceito de cidadania. “Estamos ajudando na formação dessas pessoas”.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO