GERAL

Trabalhadores da Coder recebem orientações sobre doenças que mais matam homens e mulheres

Cerca de 400 funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder – participaram nesta quinta-feira (13) de uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, de colo de útero e de mama, doenças que mais matam homens e mulheres no planeta atualmente. A atividade fez parte da programação do 'Outubro Rosa' e 'Novembro Azul', campanhas desenvolvidas mundialmente e que tem a adesão das autoridades de Saúde no município.

A palestra foi ministrada pelo médico José Felipe Horta, gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde. Durante cerca de duas horas, ele falou sobre sintomas, causas e medidas visando prevenir as doenças.

O médico também deu dicas importantes sobre higiene pessoal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e respondeu as perguntas dos trabalhadores, que manifestaram muitas dúvidas principalmente em relação ao câncer de próstata.

“Às vezes, a pessoa não tem uma consciência da gravidade dessa doença e, por desconhecimento e até por motivos culturais, acaba sendo vítima. A nossa missão é convencer o paciente a quebrar o preconceito e buscar o seu tratamento antes que seja tarde demais”, disse.

Além da palestra, a equipe da Secretaria de Saúde também distribuiu panfletos informativos, preservativos e fez a aferição da pressão arterial dos funcionários.

José Felipe parabenizou a iniciativa da direção da Coder e disse que a Secretaria Municipal de Saúde também está à disposição de empresas privadas que tenham interesse em orientar suas equipes. Não é preciso pagar nada para requisitar as palestras, basta procurar o Departamento de Ações Programáticas e fazer o agendamento.

Bem estar

O diretor administrativo da Coder, Sérgio Luiz Teixeira Gomes, destacou a importância de orientar os trabalhadores sobre questões relacionadas à Saúde. Ele disse que, mais que evitar problemas no desempenho profissional, iniciativas como esta promovem o bem estar e melhoram a qualidade de vida dos funcionários e seus familiares.

“Esse aprendizado levará a mudanças de hábitos importantes e certamente será compartilhado com os outros membros da família. Com isso, estabelecemos um ciclo positivo e criamos as condições para que no futuro tenhamos uma redução na incidência destas e outras doenças em nosso município”, explicou.

O responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Coder, Wilson Viana, também afirmou que o bem estar dos funcionários é a maior preocupação da empresa. Segundo ele, a palestra desta quinta-feira faz parte de uma estratégia que começou a ser desenvolvida ainda no ano passado e terá outras ações.

“Temos uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde e um calendário de orientações para ajudar nossos colaboradores a se informarem cada vez mais. Além da questão da Saúde, também temos atividades relacionadas ao convívio com os colegas de trabalho, ao combate à violência doméstica e a qualificação profissional”, destacou Wilson. “Queremos que todos vivam bem e possam progredir sempre”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo