Vacina para gestantes que protege recém-nascidos contra coqueluche está disponível nas unidades de saúde

A vacina dTpa utilizada para imunizar mulheres grávidas a partir de 27ª semana de gestação contra a coqueluche para que a doença não atinja o recém-nascido, está disponível a partir desta terça-feira (11) em todas as unidades da Saúde do Município. A vacina é fundamental para reduzir casos de coqueluche em recém- nascidos e bebês nos primeiros meses de vida.
De acordo com a chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Noeny Pereira, vem ocorrendo vários casos de coqueluche em recém-nascidos e crianças nos primeiros meses de vida e com a vacina o número de casos devem ser reduzidos. Ela lembra ainda que a dTpa é preconizada no Calendário Nacional Vacinal.
O objeto da introdução da vacina dTpa é induzir a produção de anticorpos contra a coqueluche na gestante, possibilitando a transferência transplacentária dos anticorpos para o feto. Isto resulta na proteção dos recém-nascidos e crianças nos primeiros meses de vida, diminuindo os casos de coqueluche até que se complete o esquema vacinal contra a coqueluche.