GERAL

Respeite as leis do trânsito, valorize a vida

Encerra-se na tarde de hoje, na Praça Brasil, a Semana “D” do Trânsito cujo início ocorreu na última segunda feira. Em uma primeira etapa o evento realizou-se na região da Vila Operária concentrando-se em escolas, com intensa e extensa programação.
Patrocinado pela SETRAT, o movimento contou com a adesão dos órgãos representativos da comunidade rondonopolitana:Poder Executivo, Poder Legislativo,Ministério Público, Delegacia de direitos do trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, 18° GAC, Polícia Civil, Conselho Municipal do Trânsito, Diocese de Rondonópolis, Gabinete de Gestão Integrada, Entidades Sindicais patronais e trabalhadoras, CONDIVO, ACIR, CDL, UNISAL, URAMB, UMES, DCE-UFMT.
Para a polícia a semana de prevenção a acidentes de trânsito, além de promover a educação no trânsito, sobretudo, objetiva reduzir o número de acidentes com vítimas fatais e reprimir os crimes praticados nas vias urbanas como, dirigir embriagado. “São atividades preventivas com foco na redução de acidentes e crimes de trânsitos”, ressalta a diretora-adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thais Camarinho.
A delegada Adair Terezinha Pereira, do Centro Integrado de Segurança e Cidadania de Rondonópolis, ressalta que ação educativa já apresenta resultados positivos. Segundo ela, desde o começo da semana, a polícia registrou uma média de dois acidentes no trânsito. “A presença das polícias nas ruas inibi o comportamento errado dos motoristas e torna as pessoas mais conscientes dos perigos no trânsito”, disse.
A Divisão de Trânsito do Cisc de Rondonópolis, em 2008, registrou 966 boletins ocorrências envolvendo algum tipo de acidente de trânsito na cidade e registrou 36 mortes em BRs, MT e vias urbanas do município. Em 2007, a Polícia Judiciária Civil registrou 369 acidentes de trânsito na região de Rondonópolis, sendo 66 homicídios culposos de trânsito, 5 mortes acidentais no trânsito, 288 de lesão corporal culposa no trânsito e 10 por lesão acidental no trânsito.
Levantamento estatístico demonstra que em Rondonópolis a maioria dos acidentes de trânsito acontecem nos finais de semana. Sábado é o dia da semana que mais ocorre acidentes, atingindo 25,66%. Em 77,63% dos acidentes só tem 1 vítima, pois 47,02% dos acidentes são com motocicletas.
Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a frota de veículos da cidade de Rondonópolis saltou de 44.535 veículos em 2001 para 78.458 veículos no começo de 2008.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo