Blairo Maggi chega nesta quinta-feira em Rondônia para o Fórum de Governadores da Amazônia

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, chega no início da noite desta quinta-feira (11.03), em Porto Velho (RO), para participar da 7 ª Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Durante todo o dia os secretários de Planejamento dos nove Estados que compoem o Fórum estiveram reunidos para discutir os temas, Avaliar e definir uma Carta de Porto Velho um ser debatida na sexta-feira (12,03). O secretário de Planejamento e Coordenação de Mato Grosso, Arnaldo Alves de Souza Neto, explicou que os temas regularização fundiária e aviação regional são os principais itens da pauta.
Uma reunião preparatória do Fórum começou com uma pré-análise do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA). O evento está sendo conduzido pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, João Carlos Ribeiro e conta com uma presença e Representantes dos Secretários de Planejamento dos Estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Também estiveram presentes o secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Wellington Pantaleão, do diretor de Zoneamento Territorial, Roberto VIZENTIN, Carlos Guedes, secretário de Regularização Fundiária da Amazônia, Wilson Evaristo, superintendente do Basa, do Assessor Especial Adson França, representante do ministro da Saúde e do Diretor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Alberto Lourenço.
A Carta de Porto Velho será definida por volta das 18 horas, com o encerramento do encontro. O Objetivo do Fórum é consolidar um projeto brasileiro para a Amazônia, a partir das particularidades de cada um dos estados que formam a Região. Para isso, a cada edição são discutidos Mecanismos de Cooperação regional, nacional e internacional que Contemplem por exemplo, uma remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.
FÓRUM
A abertura oficial da 7 ª Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal será realizada a partir das 10 horas, desta sexta-feira com uma presença de Alexandre Padilha, Ministro de Estado Chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, do Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel e da Subchefe-Adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Tereza Campelo.
A leitura ea Aprovação da "Carta de Porto Velho" está programada para às 13h15. Em seguida será a 8 ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudam, marcada para as 13h30.
A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) vai Apresentar uma versão preliminar do Plano Regional de Desenvolvimento Regional (PRDA). A apresentação será durante a 8 ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudam (Condel) que é integrado pelos nove governadores da Amazônia, ministros de Estado, Representantes dos Municípios, trabalhadores e classe empresarial. O coordenador-geral promovidos pela equipe de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento, Adagenor Ribeiro, vai Apresentar aos conselheiros uma versão que tem como base as diretrizes e orientações estabelecidas pelo Plano Amazônia Sustentável (PAS), que é o resultado dos debates técnica de Planejamento da Sudam e das audiências realizadas com os Ministérios da Integração (MI), Meio Ambiente (MMA), da Pesca, Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Museu Goeldi (MPOG), e órgãos e entidades federais presentes na Amazônia Legal e em articulação com os Governos Estaduais.
O PRDA um plano é no nível tático-operacional, elaborado em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), de acordo com as Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia brasileira, Definidas pelo governo federal. Segundo Ribeiro, o plano corporifica Uma Visão da região, densificando as relações inter e intra-regionais com o Governo Federal. Segundo ele, o papel da Sudam na região é fundamental como indutora do processo de desenvolvimento regional, articulando as ações de Governos Território não, visando à Redução das Desigualdades Regionais.
Os programas do PRDA Envolvem ações nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Econegócios e Serviços Ambientais, Educação, Energia, Exportação, Logística e Transportes; Pecuária e Agricultura, Pesca e Aqüicultura; Recursos Florestais; Saneamento e saúde. A reunião do Condel será às 13h30, no Tribunal de Contas de Rondônia, após uma reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
Fonte: Com informações do Governo de Rondônia e da Sudam.(crédito fotos:Edson Rodrigues)