ECONOMIA

Copom reduz 1,5 ponto da Selic

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (11) promover um corte mais forte na Selic. A taxa básica de juros brasileira foi reduzida em 1,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano, em decisão unânime. É primeira queda dessa magnitude desde novembro de 2003, quando a Selic caiu de 19% para 17,5% ao ano. Com a redução, a taxa retoma o piso histórico de 11,25% que vigorou do período de 5/9/2007 a 16/4/2008.
Na última pesquisa Focus, divulgada na segunda-feira, o mercado previa corte da Selic para 11,75% ao ano nesta reunião e para 10,25% até o fim de 2009. A pesquisa, contudo, foi realizada antes que o mercado financeiro tomasse conhecimento do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2008, divulgado nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE). O PIB encolheu 3,6% em relação ao terceiro trimestre, a maior queda da série, iniciada em 1996.
Empresários, economistas e sindicalistas defendiam um corte mais intenso na Selic, de até dois pontos porcentuais, como medida para combater o agravamento dos efeitos da crise internacional na economia brasileira.
O Copom afirmou, em nota, que "acompanhará a evolução da trajetória prospectiva para a inflação até a sua próxima reunião, levando em conta a magnitude e a rapidez do ajuste da taxa básica de juros já implementado e seus efeitos cumulativos, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária". O comitê volta a se reunir nos dias 28 e 29/4.
Abril notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo