Comércio registrou aumento de apenas 2,3% na semana que antecedeu o Natal
As vendas na última semana que antecedeu o Natal representaram aumento de 2,3% em Rondonópolis. A estimativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) e se refere ao período de 18 a 24 de dezembro, tendo como base os bancos de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Serasa Experian. Neste mesmo período, as vendas em nível Nacional cresceram 2,7% segundo dados da Seresa Experian, o que coloca 2013 no patamar de menor movimento do comércio dos últimos 11 anos.
Em Rondonópolis, a estimativa de crescimento em relação ao Natal do ano passado chegou a ser cotada entre 5% e 8%, o que não ocorreu. Entre os motivos estão o alto endividamento das famílias e aumento da inflação o que deixou os brasileiros com menos dinheiro para gastar com presentes. O setor de confecções foi um dos que mais sofreu.
Se levado em consideração o volume de vendas do dia 1º de dezembro até hoje (26), o aumento foi de 1%. “Ficamos abaixo do esperado, mas vemos que este foi um Natal magro em todo o Brasil. Agora temos que trabalhar para recuperar o prejuízo, como o Natal foi fraco haverá boas ofertas porque os lojistas investiram e precisam pagar os fornecedores”, explicou.
Decoração
A decoração de Natal nas ruas e praças da cidade continuam atraindo pessoas. As crianças se divertem nos brinquedos e parquinho e também aproveitam para andarem de trenó e de trenzinho. A decoração das ruas foi feita pela CDL em parceria com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis. A iluminação começa a ser retirada no próximo dia 06 de janeiro.