Vendas de fim de ano aumentam cerca de 15% em relação a 2008

Após o período de turbulência pelo qual muitos países passaram devido à crise econômica que assolou o mundo, o comércio respirou aliviado neste fim de ano. Em Cuiabá, por exemplo, as lojas tiveram vendas acima do esperado. De acordo com o superintendente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado – Facmat, Manuel Gomes da Silva, as primeiras parciais do balanço das vendas indicam um crescimento de 15% na média, em comparação com o mesmo período em 2008. "Inclusive, as empresas que têm filiais em outros estados apontaram que os melhores resultados de vendas foram aqui, em Mato Grosso", explicou Manuel.
Segundo Manuel, esse bom resultado é fruto do planejamento dos comerciantes, que estão em consonância com as exigências do mercado. “Muito empresários se prepararam preocupando-se em inovar o estoque para seus consumidores, que neste ano tiveram as mesmas opções de compras que os grandes centros urbanos oferecem”, comentou .
O superintendente da Facmat conta que os eletro-eletrônicos foram os itens mais procurados durante as compras de Natal. “Notebooks, Ipods e TVs de LCD tiveram uma boa performance no comércio. Na semana que antecipou o Natal, tivemos um recorde de consultas no sistema Crediconsult, indicando que muitas pessoas procuraram comprar seus presentes no crediário”, revela. Outro dado interessante que Manuel forneceu foi em relação às formas de pagamento. “A maioria das vendas foram feitas usando cartões de crédito e de débito, sendo que o uso do débito cresceu em relação ao ano passado. Um fator que impulsionou o uso dos cartões de crédito e de débito foram as promoções dos Shoppings, que estimulava esse tipo de venda, pois ao comprar com os cartões os clientes ganham mais cupons para concorrer aos sorteios de carros.”, declarou.
Outro setor amplamente procurado no final do ano, como uma boa opção de presentes para o Natal, foi o de perfumaria. Um bom exemplo é o Boticário, que é afiliado da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá – ACC e é uma das marcas mais representativas deste segmento, teve neste ano um aumento de 15,2% nas vendas em relação ao mesmo período em 2008. “As vendas deste fim de ano superaram as nossas expectativas, que giravam em torno de 10% a 12% de crescimento. Nosso carro-chefe foram os estojos de Natal, que sempre atraem os clientes em busca de presentes bonitos e práticos”, disse Renata Motta, coordenadora de negócios e mercado da Matos e Matos – O Boticário.
Fonte: Assessoria de Imprensa / ACIR