Quem morou em Rondonópolis, nos anos 60, 70,80 e 90 e gosta de futebol, deve ao menos uma vez, ter frequentado o antigo estádio Luthero Lopes.
O local era o principal palco esportivo da cidade, inaugurado em novembro de 1959, acanhado para alguns e aconchegante para outros o Lutherinho, sobreviveu até o ano de 1998, quando foi demolido para dar espaço à rede de Supermercados Atacadão, inaugurada em 1999.
O antigo estádio, no entanto, virou cult nas redes sociais, postagem e fotos do velho Luthero rendem curtidas e comentários de toda a ordem, desde quem frequentava a praça esportiva até de pessoas que nunca pisaram lá, ou melhor, pisaram já em forma de supermercado.
A praça esportiva não era somente o point de desportistas da cidade era mais; os grandes eventos da época sempre ocorriam lá; desde shows de estrelas da música nacional como Elba Ramalho, Leonardo, Os Trapalhões, dentre outro, como também palco dos principais comícios da época.
Políticos como Carlos Bezerra, Percival Muniz, Júlio Campos, Jota Barreto, Dante de Oliveira, e muitos outros adoram o Lutherinho para fazer encerramentos de campanhas políticas com grandes comícios.
No Luthero também desfilaram grandes times e craques. Roberto Dinamite, no auge do Vasco, esteve lá, Gilson Lira, Gerson Lopes, Pindu, Almeida, Pelezinho, Paulo Taborda, Paulo Lema, Joãozinho, Xaxá, Zuza, Édison e muitos outros que não caberiam neste espaço.
Para reviver os bons tempos do lutherinho, o folha regional resolveu destacar dez fatos que somente eram vistos no antigo estádio de rondonópolis.
Novo Luthero trouxe títulos para o futebol local
Se de um lado, nós temos o velho Luthero Lopes, o novo também entrou na história da cidade, virou o estádio das grandes conquistas do futebol profissional e do crescimento da rivalidade entre o União e Vila Aurora, além do surgimento do Rondonópolis Esporte Clube, o REC, o terceiro clube do futebol local.
O projeto do Estádio foi aprovado pelo então prefeito Alberto de Carvalho, que em 1989 fechou um acordo de permuta com a rede de supermercados Atacadão, que ficou com o terreno do antigo estádio no centro da cidade e se comprometeu a construir o novo na região do Cidade Alta.
Na época, a moda ainda não era os estádios em formato de Arena e nesta obra os engenheiros aproveitaram o desnível do terreno e construíram um palco em formato de ferradura com o campo rebaixado para dar mais visibilidade ao torcedor que for ao local.
O novo Luthero virou o palco das grandes decisões do futebol estadual, inaugurado em março de 2000, o estádio foi sede das decisões do estadual de 2004, 2005, 2008 e 2010 e viu o Vila Aurora levantar a taça em 2005 e o União em 2010.
A praça esportiva já recebeu grandes públicos nos famosos clássicos Uni-Grão que movimentaram a década passada. O estádio ainda recebeu grandes times do futebol brasileiro, como o Grêmio, Vasco e Internacional de Porto Alegre.
O novo Luthero ainda recebe grandes eventos como shows e sorteios de prêmios.
A praça esportiva, no entanto, está passando por uma série de reformas para melhor receber o torcedor e principalmente a imprensa.
Para marcar também o momento histórico, a Folha Regional, assim como fez no velho Luthero, selecionou dez fatos que marcaram o novo estádio.