GERAL

Veja a melhor forma de observar a última "Super Lua" do ano

Quarta-feira (13) é dia de mirar o céu e se deslumbrar com um dos mais belos espetáculo da natureza. Teremos mais uma ‘Super Lua’, fenômeno que certamente produzirá imagens inesquecíveis e que, para muitos, pode funcionar como um convite para encontros românticos. Mas é bom ficar atento pois a próxima oportunidade só acontecerá no ano que vem.

Em conversa com a reportagem do RegionalMT, a doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva explicou cientificamente o fenômeno – que poderá ser observado ao entardecer do dia 13 de julho, em frente da constelação de Sagitário.

“Uma Super-Lua ocorre quando a Lua, na fase cheia, está próxima ao perigeu: o local da sua máxima aproximação à Terra durante a sua órbita elíptica em torno do nosso planeta”.

Telma, que é professora aposentada da UFMT, disse que para que o fenômeno ocorra o centro da Lua precisa estar a menos de 360.000 km do centro da Terra. De acordo com essa definição, a Super-Lua que ocorrerá em 13 de julho será a segunda, a última, e também, a que estará mais próxima ao perigeu neste ano.

“A passagem da Lua pelo perigeu e o início da fase cheia dificilmente ocorrem simultaneamente. No dia 13 de julho a Lua passará pelo perigeu às 6h06 e entrará na fase cheia às 15h38 no horário de Brasília”, disse a astrônoma.

Vale lembrar que em relação ao fuso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia, entre outros estados, os horários descritos acima equivalem a 5h06 e 14h38, respectivamente.

Telma Cenira destacou ainda que a apreciação do fenômeno será melhor quando a Lua estiver se levantando no céu (entre o leste e o sudoeste) ou quando estiver se pondo (sudoeste e o oeste). Nestes momentos o nosso astro estará mais próximo do horizonte, parecendo ainda maior devido a uma ilusão de ótica.

“A Lua que surgirá no anoitecer de 13 de julho já estará na fase cheia, uma Super-Lua. Tanto na madrugada do dia 13, quanto ao anoitecer desse dia, a Lua estará majestosa no céu, digna de ser admirada. Esse será o melhor dia de sua observação, porém, ela já estará muito bela ao anoitecer do dia 12 e continuará esplendorosa no amanhecer do dia 14”, garante Telma Cenira.

Quem perder a oportunidade precisará ter paciência, já que a Super-Lua só ocorrerá em primeiro de agosto de 2023.

 

Eduardo Ramos – da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo