Mauro vence com facilidade no primeiro turno

A eleição de Mauro Mendes ao governo, ainda no primeiro turno, mostra a força do grupo do ex-prefeito de Cuiabá. Ele foi eleito, em primeiro turno, para o governo de Mato Grosso, com 58,81% dos votos. O atual governador Pedro Taques (PSDB), que tentava a reeleição ficou em terceiro lugar com 18,89% dos votos. Em segundo lugar na disputa, Wellington Fagundes (PR) obteve 19,58% dos votos.
Os votos brancos e nulos somam 5,49% e 13,04%, respectivamente. As abstenções chegam a 24,61%.
Mauro Mendes foi prefeito de Cuiabá entre 2013 e 2017, após ser eleito em 2012 pelo PSB. Nascido em Anápolis (GO), o futuro governador tem 49 anos e três filhos. Ele é formado em engenharia elétrica, sócio-proprietário da empresa Bimetal Indústria Metalúrgica Ltda e dono de outras empresas dos setores de construção, energia e mineração. O ex-prefeito da capital mato-grossense também foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias, Sesi e Senai do estado.
No entanto o que chama a atenção foi o fato do vice-prefeito de Rondonópolis, Ubaldo Tolentino de Barros e do prefeito Zé Carlos do Pátio terem apoiado candidatos que não venceram nas urnas.
Ubaldo, por exemplo, coordenou a campanha do senador Wellington Fagundes (PR) e viu o seu candidato sair derrotado. Pátio, por outro lado, abraçou o governador Pedro Taques, que também não conseguiu levar a frente o seu projeto de reeleição.