26.5 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 21, 2024

Valdecir Feltrin – Secretário Municipal de Receita – Secretário em várias gestões demonstrando competência e habilidade na função pública

Uma das personalidades políticas de nossa cidade, natural de Martinópolis SP., filho de Sidney e Izabel Feltrin conhecido pela sua competência no setor administrativo econômico e por sua personalidade ímpar. Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória das atividades do nosso entrevistado, que tem a preferência dos executivos que administraram e administram a cidade de Rondonópolis.
Jornal Folha Regional: Como foi o começo da sua atuação na vida pública?
Valdecir: Sou economista de formação, comecei na função pública em Maio de 1976, a minha primeira atividade foi no setor da educação na área de planejamento. Naquele período eu tinha já uma visão futurista da cidade, ou seja Rondonópolis tinha que começar a se preparar para enfrentar o progresso e o desenvolvimento devido até mesmo pela sua potencialidade e localização.
JFR: Com o desempenho do seu trabalho junto ao setor da educação na área do planejamento, o senhor despertou a atenção dos executivos ou seja dos prefeitos. Quem foi o primeiro?
Valdecir: Carlos Bezerra, fui para a Secretaria de Planejamento durante a gestão dele no período de 1983 a 1986. Bezerra se licenciou para concorrer ao governo do estado, e o vice Fausto de Souza Farias assumiu em 5 de Abril de 1986. Naquele período eu comandei a equipe responsável pela implantação da Pasta do Planejamento no município. Com a eleição de Carlos Bezerra ao governo do estado recebi o convite para assumir a Secretaria de Administração de Mato Grosso.
JFR: Como foi a sua experiência a frente da Secretaria de Administração do estado?
Valdecir: Se Rondonópolis que é uma cidade polo tem toda a dinâmica de uma cidade progressista, um extraordinário desenvolvimento, com uma demanda enorme em todos os sentidos. Imagine o Estado de Mato Grosso em toda a sua grandiosidade, as demandas no estado são imensas, o poder executivo sempre quer fazer algo mais para a população, dar mais qualidade de vida, e por mais que faça sempre haverá muitas ações para serem realizadas. Ou seja o executivo faz dentro do seu planeamento e possibilidade.
JFR: Após a sua atuação como Secretário de Estado, o senhor recebe novamente o convite para prestar sua colaboração, ou seja o seu retorno a prefeitura de Rondonópolis, fale um pouco sobre esse aquele momento?
Valdecir: A minha atuação foi mantida praticamente em todos os governos municipais subsequentes: Em 1º. de Janeiro de 1993 Carlos Bezerra é reeleito prefeito e toma posse, posteriormente ele renúncia para concorrer ao Senado da República, e o vice prefeito Rogério Salles toma posse em 29 de Março de 1994. Em 2002 retornei a função de secretário de estado, desta feita ocupei o cargo de Secretário de Estado de Planejamento. Em 1º. de Janeiro de 1997 o Dr. Alberto de Carvalho é eleito prefeito de Rondonópolis, tendo Percival como vice, com a renúncia de Alberto. Atuei também nas gestões do prefeito Percival Muniz que somaram seis anos consecutivos de governo de 1998 a 2004. Zé Carlos do Pátio é eleito prefeito em 2009 e toma posse em 1º. de Janeiro daquele ano, em 2017 Zé Carlos do Pátio é reeleito, ocupo hoje o cargo de Secretário da Receita.
JFR: A que o senhor atribui a preferência dos prefeitos pelo seu trabalho?
Valdecir: Entendo que na função pública temos que dar o melhor de nós, e na função pública é importante gostar do que faz, e assim tem muita gente competente em suas funções. Sempre procurei agir com firmeza, e mostrar aos executivos a realidade da situação, e como disse todo executivo sempre quer fazer algo a mais para a sociedade, as demandas são enormes e sempre haverá muito o que fazer. Não é possível agradar a todos.
JFR: Qual a sua expectativa com relação a reforma tributária?
Valdecir: A questão da reforma tributária é a grande expectativa do sistema econômico dos municípios e estados. O governo fala em criar o IVA “Imposto sobre o Valor Agregado” que está sendo debatido no Congresso Nacional, se for aprovado certamente virão outras mudanças. Ninguém sabe ao certo como vai ficar a partilha desse bolo.
JFR: Como o senhor define o setor econômico em Rondonópolis?
Valdecir: O panorama econômico de Rondonópolis é muito favorável, eu sempre acreditei no desenvolvimento e progresso geral desta cidade, Rondonópolis cresce a passos largos, temos parques industriais promissores que são visitados por empresários de outros estados. Estamos no portal do pantanal mato-grossense, é uma cidade ímpar e por isso chama a atenção dos investidores do mundo todo. Entre as arrecadações do município estão o IPTU Imposto Territorial Urbano, o ISSQ Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza o antigo ISS, o FPM Fundo de Participação dos Municípios, que representa uma importante fonte de recursos e o ICMS que é hoje a maior receita do município. Rondonópolis tem crescido a expectativa para 2019 é que a cidade cresça ainda mais. Nos anos anteriores o crescimento econômico ficou entre 8 bilhões de reais e 700 milhões de reais, no ano passado houve um crescimento em 9 bilhões e 800 milhões, este ano cresceu economicamente para 11 bilhões de reais.
JFR: Agradecemos pela sua atenção, o senhor gostaria de fazer um agradecimento a alguém?
Valdecir: Agradeço a todos que colaboraram com o nosso trabalho durante as minhas jornadas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO