GERAL

Pregão define empresa responsável pela execução do projeto de modernização dos semáforos de Rondonópolis

Rondonópolis vai contar com um sistema de sinalização semafórica moderno e capaz de regular automaticamente o funcionamento, para priorizar o trânsito nas vias que recebem maior fluxo de veículos, nos horários de alta movimentação. A prefeitura realizou pregão presencial nesta segunda-feira (7) para definir a empresa responsável pela execução do projeto com investimento de R$ 2.784.600,00 na primeira etapa.

A modernização dos semáforos faz parte do Plano de Governo do prefeito Percival Muniz. A vencedora Telvent Brasil Ltda., de São Paulo (SP), vai ser submetida ainda à avaliação técnica na última fase da licitação que acontece entre 15 e 17 de dezembro. O secretário de Transporte e Trânsito do Município, Argemiro Ferreira, explica que a empresa vai montar um ponto na cidade para demonstrar o funcionamento do sistema.

Argemiro Ferreira informa que a modernização do sistema vai acontecer em 60 cruzamentos de vias públicas na região central de Rondonópolis. Todos eles passam a ser interligados a uma central por fibra óptica e com controle digital. O que vai permitir a implantação da onda verde, com todos os semáforos sincronizados. Com isso, os gestores do sistema vão obter informações sobre situações como falta de energia nos locais com semáforos.Do total de cruzamentos beneficiados, dez pontos que ainda não possuem a sinalização eletrônica vão receber semáforos. São os cruzamentos da rua Otávio Pitaluga com as avenidas Marechal Dutra, Rui Barbosa, Tiradentes, Ponce de Arruda e Presidente Kennedy. E os cruzamentos da rua 13 de Maio com as mesmas avenidas. Outros 20 cruzamentos recebem modernização completa, com controlador, pórticos, porta-foco, foco, e pedestres, além de estrutura moderna.

Cinco cruzamentos vão ser equipados com câmeras e laços eletrônicos que servem para regular todo o serviço automaticamente. Argemiro explica que com esse equipamento vai ser possível abrir o sinal para a via com maior fluxo de veículos. O que deve diminuir as filas nos cruzamentos que registram mais movimentação. “Nesses cruzamentos, o sinal fecha e abre sozinho e prioriza a via com demanda maior de fluxo de veículos. Chegou a modernidade para o trânsito de Rondonópolis”, comemora o secretário.

Argemiro Ferreira conta que a intenção do prefeito é a de agilizar a assinatura do contrato e a ordem de serviço, logo que for realizado e aprovado o teste da empresa. A expectativa é começar a implantação entre o fim deste mês e a primeira semana de janeiro. E o prazo para que o sistema esteja totalmente implantado é de 120 a 150 dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo