Vacinação contra a poliomielite e sarampo tem início com Dia D

As equipes de Saúde da Secretaria Municipal se mobilizaram no último sábado (8) para a realização do Dia D de imunização contra poliomielite e sarampo. Todas as unidades de Saúde do Município ficaram abertas das 7 às 17h para vacinar as crianças. A abertura do Dia D ocorreu no Centro de Saúde do Jardim Guanabara e foi feita pela secretária de Saúde, Marildes Ferreira, que vacinou a primeira criança contra a poliomielite.

No Dia D foram vacinadas contra a poliomielite 4.032 crianças, 27,56% da meta de imunização que é atingir 14.650 crianças entre seis meses a até cinco anos. Já contra o sarampo, foram vacinadas 3.477 crianças de um ano a menores de cinco anos, ou seja, 27,03% da meta, que é imunizar 12.900 crianças.

Segundo a secretária de Saúde, Marildes Ferreira, o Dia D é uma forma de chamar a atenção dos pais para a importância da vacinação dos filhos como forma de prevenção contra a poliomielite e sarampo. “Temos que investir na prevenção para evitar que essas doenças possam voltar a ocorrer”, destaca.

Marildes ressalta que para atingir a meta de vacinação, as unidades de Saúde do Município continuarão com a imunização e que no sábado (22) um novo Dia D será realizado. A vacinação contra a poliomielite e sarampo continua ainda até o dia 28 de novembro.

No próximo Dia D todas as unidades de Saúde do Município voltarão a funcionar o dia todo no sábado para atender a demanda para a vacinação.

A vacinação tem como objetivo manter elevada a cobertura de imunização contra a poliomielite de forma homogênea, evitando a reintrodução do vírus da poliomielite. Já em relação ao sarampo, a estratégia é resgatar menores de cinco anos que ainda não são vacinados, buscando manter o estado de eliminação do vírus.

Contra a poliomielite devem ser imunizadas crianças de seis meses até cinco anos e contra o sarampo, crianças de um ano até menores de cinco anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo