23.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Vacina Já

O projeto para vacinar grande parte da população brasileira, no momento, depende de muitos fatores. Um deles é básico e óbvio a necessidade de ter a vacina; pois sem vacina não tem vacinação e muito menos imunização. A grande questão é que a produção mundial da vacina não vai servir no momento para vacinar toda a população, inclusive a população brasileira. A saída, por um lado, é fazer o que está sendo feito, vacinar as pessoas por critérios.

O problema deste tipo de vacinação é que todo mundo quer ser prioridade, porque na verdade é justo, pois quem está exposto nas ruas, no trabalho, corre sim muitos riscos de contrair a covid-19; pois a doença mudou a forma de atacar nos últimos meses, os idosos e as pessoas com comorbidades corre sem risco; mas pessoas jovens sem comorbidade estão sendo atacadas e levadas à morte também.

A covid, não é mais uma doença exclusiva para idosos, e sim uma doença que atinge da mesma forma todas as parcelas da população. Logicamente, que os idosos correm mais risco, estão com a saúde mais fragilizada; mas no quadro atual todo mundo está no grupo de risco. Por outro lado, com a vacina na mão, o Brasil tem uma das melhores estruturas para aplicação de imunizantes do mundo. Basta ver o que foi feito em Rondonópolis nos últimos meses, a cidade de um verdadeiro show de competência mostrando como se deve realmente fazer aplicação das vacinas. Os índices de Rondonópolis são um dos melhores do Estado, pois os organizadores da vacinação em nossa cidade souberam muito bem tirar proveito da estrutura que já estava pronta apenas aguardando a chegada do imunizante para fazer aplicação.

Portanto, todos nós temos que torcer para que a cidade, o estado e o nosso país receba com a máxima urgência o maior número de vacinas, para salvar enfim a nossa população. Torcemos também para que a vacina russa Sputnik, também seja liberada pela ANVISA; pois com essa vacina o número de pessoas imunizadas, principalmente em Mato Grosso, deve crescer em proporções geométricas. Nosso estado, já tem comprado junto ao fabricante da Sputnik, mais de 1 milhão de doses, o que segundo os cálculos vai dar para vacinar Inclusive a população mais jovem de Mato Grosso. Portanto, devemos sim torcer para que essas vacinas sejam aplicadas em Mato Grosso e que o governo federal não retenha estas vacinas para o Plano Nacional de imunização. E, pois desta forma Mato Grosso poderia sim viver dias mais tranquilos e torcer e sonhar para a volta da vida normal, que é na verdade o que todos nós queremos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO