O União chega nesta segunda-feira (6) ao seu 49º ano de história e se prepara para comemorar o primeiro cinquentenário no ano que vem.
O Colorado como é chamado por parte da torcida está inserido no esporte local e nacional, por meio das conquistas e histórias do clube, que se tornou um dos mais tradicionais de Mato Grosso.
Em seis de junho de 1973 um grupo de pessoas ligadas ao futebol amador de Rondonópolis se reuniu para fundar o primeiro time profissional de Rondonópolis: o União Esporte Clube.
O nome é justamente o resultado da União de quatro times do amador da época, as equipes: do Santos, Paraibana, Comercial e Olaria.
O então funcionário público federal Lamartine da Nóbrega assumiu o comando da equipe e colocou o Colorado para disputar o seu primeiro estadual em 1973. O time não fez bonito e perdeu o primeiro jogo de sua história pelo placar de 9 a 1.
Mas pouco tempo depois o União já era tricampeão do torneiro incentivo e um time temido em todo o Centro-Oeste do país.
Nestes 49 anos de história o União somou um título estadual, Copa FMF e se tornou o único clube do estado de Mato Grosso que disputou 49 edições seguidas do campeonato mato-grossense sem jamais ter se licenciado ou caído à segunda divisão .
Fora isso, o União tem participações histórias na Taça de Prata (hoje equivalente à Série B do Brasileiro), Série C e Série D. Fora isso, a equipe participou de oito edições da Copa do Brasil, vencendo inclusive o Inter de Porto Alegre, campeão do Mundo e da Libertadores.
Para o seu cinquentenário, o União terá um calendário cheio, além de disputar o Mato-grossense, está classificado para a Série D e Copa do Brasil.
O presidente do clube, Reydner de Souza, garante que o Colorado entra no seu cinquentenário queimando gasolina azul; “Nós vamos disputar todas as competições possíveis dentro do nosso calendário”, disse.
Esse ano, a equipe chegou perto do seu segundo título estadual, mas perdeu a decisão para a poderosa equipe do Cuiabá Esporte Clube.
Neste período histórico o Colorado teve grandes treinadores como Genésio do Carmo, Milton Buzetto, Nivaldo Santana, Carlos Rufino ,Birigui e Everton Goiano, dentro outros.
O União já teve craques que vestiram a camisa da Seleção Brasileira como o caso de Elivelton, que defendeu o Colorado em 2007, Gerson Caçapa, Paulo Almeida e Eduardo.
Além de grandes ídolos do futebol local como Mário Sérgio, Maurinho, Ruíter, Gilson Lira, Pelezinho, Diogol, Zumbi e muitos outros.
Da Redação Lucas Perrone