As inscrições para o processo seletivo simplificado para os cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foram prorrogadas até o dia 8 de setembro. A informação foi divulgada durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (31) em Rondonópolis, cidade que tem um campus avançado da universidade com vagas abertas para quatro cursos de graduação.
A prorrogação do período de inscrições foi um pedido conjunto do prefeito José Carlos do Pátio e do deputado estadual Sebastião Rezende com vistas a dar uma chance para quem não conseguiu fazer a inscrição dentro do prazo inicial definido pela Unemat e com isso ter mais pessoas ocupando as cadeiras dos cursos superior oferecidos pela instituição.
O diretor do campus de Alto Araguaia da Unemat, Sérgio Silva, que também coordena o campus de Rondonópolis, fez um chamamento a toda a população interessada que aproveite a extensão do prazo e se inscreva no processo seletivo que é feito exclusivamente pelo portal da Unemat na internet – www.unemat.br/vestibular.
Uma novidade do campus avançado de Rondonópolis é a abertura das primeiras turmas dos cursos de engenharia civil e jornalismo, com previsão de início das aulas em outubro. Os dois cursos foram viabilizados, respectivamente, por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais Sebastião Rezende e Thiago Silva.
A prefeitura de Rondonópolis foi incentivadora da implantação da Unemat no município e é responsável por grande parte das ações da universidade, como a construção do campus em parceria com a iniciativa privada. O prefeito José Carlos do Pátio comentou que recentemente liberou mais R$ 2,7 milhões para a continuidade das obras.
A obra da sede está em fase avançada e como o novo investimento passar pela etapa da urbanização da obra com a construção do calçamento, da praça e também da quadra coberta. Com a estrutura atual da construção a Unemat terá capacidade de receber dois mil alunos, sendo que, como foi projetada em blocos poderá ser ampliada com capacidade para até cinco mil alunos.
Internato
stá em discussão entre a Unemat e a Prefeitura de Rondonópolis um convênio para que os alunos de curso de medicina, campus Cáceres, possam cursar a residência médica nos hospitais da cidade. Para isso, o prefeito estuda o repasse de um incentivo de bolsa de estudos aos alunos para a permanência na cidade. Essa é uma forma que o prefeito vislumbra de conquistar esses futuros médicos de se fixarem na cidade e aqui desenvolver sua carreira profissional e com isso o município tem mais médicos para contratar a atender a população.
Fonte: Da Assessoria