Os rondonopolitanos que precisam resolver questões jurídicas nas áreas de família e Defesa do Consumidor e não podem pagar por isso tem agora uma nova alternativa. Começou a funcionar nesta segunda-feira o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da Unemat em Rondonópolis.
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 13 às 15 horas, na unidade do Ganha Tempo em Rondonópolis. Aos sábados os serviços serão prestados diretamente nos bairros da cidade, através de uma parceria com associações de moradores.
As pessoas serão atendidas por alunos que estão cursando o sétimo semestre do curso de Direito, sob a supervisão do professor Junior Sérgio Marin e outros advogados selecionados pela Unemat.
O coordenador do curso, professor doutor Éverton Neves, explicou que a iniciativa tem o apoio irrestrito da direção do campus de Alto Araguaia. Ele também agradeceu a parceria com a Prefeitura de Rondonópolis e a direção do Ganha Tempo, ressaltando que o NPJ representa uma conquista importante para os alunos e a sociedade.
“Nosso compromisso social com a cidade de Rondonópolis é promover a igualdade de condições e de oportunidades para todo cidadão em busca do acesso ao sistema de justiça. Através deste núcleo os estudantes terão a oportunidade de exercitar os conhecimentos ajudando quem precisa”, diz Éverton.
INCLUSÃO
O gestor do Ganha Tempo em Rondonópolis, Rodrigo Metelo, também classificou o funcionamento do Núcleo como uma conquista para a sociedade. O local já oferece vários serviços públicos e está localizado na região central (ao lado da área da antiga rodoviária).
“Estamos oferecendo todo a infraestrutura necessária para a os atendimentos e ficamos felizes em ofertar mais esse serviço à população. O acesso à Justiça é condição fundamental para a cidadania”, destaca Metelo.
O professor Júnior Sérgio Marin disse que o atendimento no Núcleo de Práticas Jurídicas será feito de acordo com a ordem de chegada e é inteiramente gratuito. A orientação é para que acadêmicos procurem resolver as demandas através da conciliação, judicializando aquelas em que não houver acordo.
“Neste semestre o foco será no atendimento da população carente na área cível, mas esse serviço será ampliado no futuro. Já no próximo semestre receberemos também demandas penais, sempre de forma gratuita e amplamente acessível”, explicou Marin.
O Ganha Tempo está localizado na Rua João Pessoa, 802, no centro de Rondonópolis. A universidade ainda não divulgou o cronograma dos atendimentos que serão realizados aos sábados nos bairros da cidade.
Eduardo Ramos – Da Redação