GERAL

Caminhada da Família e Romaria dos mártires reuniram milhares de pessoas em Rondonópolis

Muitos fiéis foram às ruas de Rondonópolis ontem (14) participar da 29ª Edição da Romaria dos Mártires, que este ano foi realizada simultaneamente com a Caminhada da Família – evento que abre uma programação especial da Igreja Católica. Eles se concentraramm no fim da tarde em frente à Catedral Santa Cruz e seguiram a pé até o Casario, onde a programação foi encerrada com uma missa.

Ao longo do percurso os participantes cantaram, fizeram orações e também relembraram a trajetória de religiosos que foram assassinados pela defesa da fé e dos direitos dos excluídos. O evento contou com a participação de representantes de todas as paróquias e foi marcado pela emoção.

“É uma homenagem justa àqueles que, seguindo os ensinamentos de Jesus, se tornaram mártires por defenderem os trabalhadores, a causa indígena, os mais humildes e os oprimidos. Homenagear pessoas como Dom Oscar Romero, que foi assassinado dentro de uma Igreja em El Salvador e virou santo, O Padre Ezequiel Ramin, que morreu em Cacoal, ou o Padre João Bosco Burnier que morreu em Ribeirão Cascalheira na luta pela reforma agrária”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio.

Á exemplo de centenas de outros fiéis, o prefeito  participou do evento ao lado dos filhos e da esposa, Neuma Morais. “Eu minha família nunca faltamos a uma edição da Romaria dos Mártires. É um momento de reflexão”, afirmou.

A lembrança dos mártires e a importância das famílias deu também a tônica da homilia na missa celebrada no Casario. Os mártires foram citados como símbolos de esperança e exemplos da fé que os cristãos devem ter em Jesus e no Evangelho.

“A Igreja nos propõe que tenhamos a mesma confiança daqueles que nos precederam. Estes homens e mulheres não mediram esforços, entregando a própria vida para que um mundo novo fosse possível, onde todas as vidas fossem respeitadas e defendidas” disse o padre.

“Que sejamos profetas e profetisas da esperança, anunciando a boa nova que salva, mas também denunciando todas as formas de injustiças e propondo ações que verdadeiramente promovam a vida humana, promovam a família e coloquem fim à cultura da morte, à cultura da guerra e à exclusão”, ressaltou o religioso após a leitura dos textos bíblicos.

PROGRAMAÇÃO
Os eventos de ontem abrem também a programação especial da Semana da Família, realizada Igreja Católica em todo o país. Em Rondonópolis as paróquias terão atividades próprias, com palestras, missas e celebrações nas comunidades.

Junto à programação nas paróquias, o município sediará também nesta segunda-feira o ‘Memória dos Intereclesiais – Anos 90 e 2000’. O evento terá transmissão ao vivo nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Diocese Rondonópolis-Guiratinga.

 

Eduardo Ramos – da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo